UnHaul – O que é isso?

Oi pessoal, tudo bem?

Vocês sabem o que é UnHaul? E Book Haul? Vocês já devem ter visto em alguns canais literários (e blogs também!), o chamado Book Haul. Este é um termo em inglês que quer dizer “Aquisição de livros”. Já o “UnHaul” é o contrário: é quando nos desfazemos desses livros rs. No ano passado assisti a alguns vídeos sobre isso, e comecei a refletir com meus botões: por que bulhufas eu tenho tantos livros?! E fui contar quantos eu tinha em minha casa, o total lido e o total “por ler”. Deu um número assustador. Mais de quatrocentos livros sem ler! E uns 300 lidos (totalizando cerca de setecentos).

Desde aquele dia, comecei a me desfazer de alguns livros. Mas me desfazia de uma forma errada: para ter mais espaço, e comprar mais. HAHA Não adiantava nada. Eu me desfazia de alguns que não iria (mais) ler, e comprava alguns de gosto duvidoso (isto é, que eu nem gosto do estilo ou gênero. Mas sim porque “estava barato”).

Assista aos vídeos das meninas:

Biblioteca Básica – Jotapluftz

A magia do desapego – Unhaul Pipoca Musical

Depois de assistir a esses vídeos (e da Nai, que infelizmente não tem mais canal, e nem os vídeos disponíveis rs), passei a me perguntar o porquê de eu acumular tantos livros, se não lerei todos durante minha vida. E porque adquirir mais e mais… Quando assisti ao vídeo da Raquel, do Pipoca Musical, na hora me levantei e me desfiz de quarenta títulos (entre eles, lidos e não lidos). E foi quase uma libertação rs. Na época, até tirei foto e mandei a ela.

A @dani_kanno_bl desapegou tbm! Mais de quarenta livros vão pras mãos de outros leitores. ❤️ #unhaul

A post shared by Pipoca Musical (@pipocamusical) on

Depois disso (vocês podem ver que a postagem é de 2015! rsrs), doei mais um monte de livrinhos. Tentei fazer uma listagem – abaixo -, e gente! Deu muita coisa! Só de pensar que outras pessoas terão oportunidade de ler esses livros, já fico muito feliz. A maioria doei para a biblioteca onde trabalho, e a pública de minha cidade. Mas também dei de presente para amigos, fiz sorteios, dei para parentes…

E sim, ali em cima você leu certo: livros que eu não li também foram doados. Muitas vezes comprei por impulso, ou porque a capa ou título eram legais, ou porque era para “fechar o frete” (isto é, pegar um livro de 10,00, sendo que o frete era 4,00. Tinha aquela ideia de que: vamos gastar mais 6,00 então, e ter um livrinho extra). Alguns títulos ficaram anos em minha estante e sequer foram abertos! – por exemplo, três livros da série The Walking Dead, estavam ainda no plástico!

Pensando seriamente nisso, e somando o quanto de dinheiro estava gastando com livros (que não seriam lidos, e alguns que seriam muito bem lidos, claro rs), desde o dia primeiro de janeiro desse ano, eu não comprei nenhum livro pra mim! Claro que no começo não é nada fácil. É uma tentação estarmos em grupos de Whatsapp (de leitura), curtirmos páginas de promoções, e aqueles e-mails intermináveis da Submarino (que saudade…) e Americanas nos oferecendo livros… Ah, meu Deus! haha  Mas estou firme e forte nessa proposta. Quero primeiro ler tudo quanto é coisa que tenho em minha casa, e reduzir ainda mais a quantidade. Deixar livros que têm algum valor para mim (sentimental, intelectual, etc.); e o restante continuarei doando à biblioteca.

Veja a listagem! (E tem mais que isso! Como não marquei na época o que foi doado, fui analisando pelo Skoob, nos meus livros Lidos, nos meus livros que quero ler. Deu um trabalhão! rsrs).

  1. poem(a)s – e. e. cummings
  2. Fábrica de vespas – Iain Banks
  3. Noites brancas – Dostoievski
  4. Uma criança no inferno – Dave Pelzer
  5. Surtos urbanos – Vera Albers
  6. Quem poderia ser a uma hora dessas? – Lemony Snicket
  7. O outro lado da memória – Beatriz Cortes
  8. Histórias que os jornais não contam – Moacyr Scliar
  9. Sexo na cabeça – Luis Fernando Verissimo
  10. Orgias – Luis Fernando Verissimo
  11. O livreiro de Cabul – Asne Seierstad
  12. A cabana – William P. Young
  13. O diário de Bridget Jones – Helen Fielding
  14. O médico e o monstro – Robert Louis Stevenson
  15. A vida e outros detalhes insignificantes – Danilo Gentili
  16. A última casa da rua – Lily Blake e outros
  17. O menino do dedo verde – Maurice Druon
  18. Bala na agulha – Zeca Baleiro
  19. A princesa que enganou a morte: Contos indianos
  20. Sussurro – Becca Fitzpatrick
  21. Crescendo – Becca Fitzpatrick
  22. Elite da tropa 2 – Luiz Eduardo Soares e outros
  23. Noites de tormenta – Nicholas Sparks
  24. Retalhos de vida – Nelsinho Correa
  25. O azarão – Markus Zusak
  26. O solista – Steve Lopez
  27. Minha ideia de diversão – Will Self
  28. Guia politicamente incorreto da história do Brasil – Leandro Narloch
  29. Quem é você, Alasca? – John Green
  30. A massagista japonesa – Moacyr Scliar
  31. Poesia essencial – Roseana Murray
  32. Feliz ano novo – Rubem Fonseca
  33. Amor eterno – Barbara Cartland
  34. Patch Adams: O amor é contagioso – Patch Adams
  35. Ciclo da lua – César Magalhães Borges
  36. A volta ao mundo em 80 dias (adaptação) – Julio Verne
  37. Noite em claro – Martha Medeiros
  38. A mulher mais linda da cidade – Charles Bukowski
  39. Histórias para ler sem pressa – Mamede Mustafa Jarouche
  40. Adolescente poesia – Sylvia Orthof
  41. Pomba enamorada e outras histórias – Lygia Fagundes Telles
  42. O guardião do tempo – Mitch Albom
  43.  Clube do filme – David Gilmour
  44. Carta ao pai – Franz Kafka
  45. Para sempre – Kim e Krickitt Carpenter
  46. Vampyro: O terrível diário perdido do Dr. Cornélius Van Helsing
  47. Paixões – Rosa Montero
  48. Dias perfeitos – Raphael Montes
  49. Muncle Trogg: O menor gigante do mundo – Janet Foxley
  50. Muncle Trogg e o burro voador – Janet Foxley
  51. O grande livro das pessoas sem nome – Leandro Soriao Marcolino
  52. Se arrependimento matasse – Alma Cervantes
  53. Crime na universidade – Pedro Macedo
  54. Silêncio – Ilan Brenman
  55. Hideout – Masasumi Kakizaki
  56. Os sofrimentos do jovem Werther – Goethe
  57. Malala: A menina mais corajosa do mundo – Viviana Mazza
  58. O jardim do diabo – Luis Fernando Verissimo
  59. Robin Williams – Emily Herbert
  60. O paraíso são os outros – Valter Hugo Mãe
  61. Entre o silêncio das pedras – Luís Ferreira
  62. Tormento – John Boyne
  63. Social Killers – J. J. Slate e R. J. Parker
  64. Aventuras de menino – Mitsuru Adachi
  65. Hellraiser – Clive Barker
  66. Minha breve história – Stephen Hawking
  67. Lavoura arcaica – Raduan Nassar
  68. A ovelha negra e outras fábulas – Augusto Monterroso e Jaguar
  69. Queria tanto – Livia Brazil
  70. 2083 – Vicente Muñoz Puelles
  71. Caçada ao maníaco do parque – Luísa Alcade e outros
  72. Psicopata – José Luiz Tavares
  73. Serial Killers – Charlotte Greig
  74. Volto semana que vem – Maria Pilla
  75. Menina má – William March
  76. Veneno – Sarah Pinborough
  77. Feitiço – Sarah Pinborough
  78. Poder – Sarah Pinborough
  79. Elevador 16 – Rodrigo de Almeida
  80. Brás, Bexiga e Barra Funda – Antônio de Alcântara Machado
  81. Reunião de poesias – Adélia Prado
  82. Coisas da vida – Martha Medeiros
  83. O menino que desenhava monstros – Keith Donohue
  84. Delirium – Carlos Patricio
  85. Obsessão macabra – Raphael de Almeida
  86. O vendedor de sonhos – Augusto Cury
  87. Geek Love – Eric Smith

NÃO LIDOS

  1. 101 dias em Bagdá – Asne Seierstad
  2. P. S. eu te amo – Cecelia Ahern
  3. A história sem fim – Michael Ende
  4. A décima terceira história – Diane Setterfield
  5. O lado bom da vida – Matthew Quick
  6. Histórias íntimas – Mary Del Priore
  7. O homem que sussurrava aos Ummitas – J. J. Benítez
  8. Paula – Isabel Allende
  9. 1822 – Laurentino Gomes
  10. Guia politicamente incorreto da história do mundo – Leandro Narloch
  11. 1808 – Laurentino Gomes
  12. Evangelho de sangue – Clive Barker
  13. Vinte mil pedras no caminho – Fabian Penny Nacer e Jorge Tarquini
  14. Ele está de volta – Timur Vermes
  15. O rei de amarelo – Robert W. Chambers
  16. Guia de um incendiário de casas de escritores – Brock Clarke
  17. O desastronauta – Flávio Moreira da Costa
  18. A pequena ilha – Andrea Levy
  19. Cartas de amor aos mortos – Ava Dellaira
  20. A fala e a fúria – Ana Lúcia Modesto
  21. Meu vizinho é um psicopata – Martha Stout
  22. Factótum – Charles Bukowski
  23. O espadachim de carvão – Affonso Solano
  24. O espadachim de carvão e as pontes de Puzur – Affonso Solano
  25. Enciclopédia dos quadrinhos – Fernando Goida e André Kleinert
  26. The Walking Dead 1 – Robert Kirkman e Jay Bonansinga
  27. The Walking Dead 2 – Robert Kirkman e Jay Bonansinga
  28. The Walking Dead 3 – Robert Kirkman e Jay Bonansinga

… E mais uns 15 volumes da coleção Seleções Reader =)

E é isso! Espero que com esta postagem você se inspire e faça o mesmo. É ótimo sabermos que tem mais pessoas lendo por causa de nosso desapego. Faça uma experiência, e depois me conte 😉

2 comentários sobre “UnHaul – O que é isso?

  1. Adorei! É um processo difícil mesmo mas muito gratificante.
    Estou de “férias” e após o São João pretendo fazer uma limpa na estante. Quero ver o que posso doar, vender, trocar e sortear.
    bjão

    • É tão bom nos “livrarmos” dos livros rsrs Logo farei mais e mais. Vejo hoje o tanto de livros que comprei por puro impulso, e que não tenho nem tanta vontade de ler. Para não dizer que dei sem ler, vou passá-los na frente, vez ou outra, e se não for tão legal, já passar pra frente rsrs
      Beijos!!

Deixe um comentário

