Vamos conversar… Sobre o canal BL

Oi gente, tudo bem?

Acho que nem todos que me acompanham no blog (e alguns chegaram agora… bem vindos!) sabem que eu tinha um canal no YouTube. Pois é, de mesmo nome que o blog, o canal Bibliotecária Leitora durou cerca de dois anos e pouquinho (começou em 22 de maio de 2014, e parou no dia 28 de outubro de 2016), tendo vídeos quase semanais – algumas vezes postava mais de um vídeo por semana, e outras vezes ficava sem postar durante duas semanas rs. Os focos principais e iniciais eram resenhas de livros, respostas às TAGs, e mostrar o que eu havia lido durante o mês, e coisas que eu havia comprado. E muita gente ainda me pergunta quando eu irei postar mais vídeos. Inclusive ultimamente recebo alguns recadinhos lá no canal e até no Instagram sobre a possível volta… E tenho respondido: talvez esse ano; ou vamos ver se eu volto.

Claro que de vez em quando eu sinto vontade de gravar, sinto vontade de conversar com vocês pelo Youtube. Eu sempre tive uma resposta boa, de quem me assistia, graças a Deus. Mas a questão que fica martelando na minha cabeça é: por que voltar? Para que voltar? E minha opinião (falada) realmente conta? – vou explicar melhor essa indagação. Na verdade, funciono melhor com tópicos, então vamos a eles.

Porque eu tinha um canal? Comecei por causa da Gabriela Francine (que agora tem outro canal, sobre maternidade, que é a coisa mais lindinha do mundo), inspirada pelo seu jeito simples de falar, e pelos seus vídeos sem edição: que pra mim são o máximo! Eu queria conversar sobre livros com alguém, e no blog eu não tinha um retorno tão rápido. O intuito sempre foi falar de livros ou qualquer coisa relacionada a eles.

Minha opinião realmente conta? Aqui começa a surgir um X um pouco maior para a questão de o porquê eu ter parado com o canal. Muitas vezes eu li coisas que não são minha preferência apenas para dar uma opinião sobre. Isso é bom? De certa forma sim, afinal saímos de nosso comodismo e descobrimos coisas além de nossa opinião própria (podendo com isso fortalecê-la ou mudá-la). Mas por outro lado, se eu não quero ler tal título, por não se encaixar nas minhas preferências, tudo bem também.

Por ser blogueira, eu não sou obrigada a ler qualquer tipo de coisa que eu não deseje. Esse foi um erro grave de minha parte: pensar que eu tinha que ler tudo que estava na moda, tudo o que me pediam, apenas para emitir uma opinião sobre. E não funciona assim. Ao perceber isso, parei de ler coisas que eu já sabia que não iriam ser muito úteis para mim. E minha quantidade de leitura diminuiu bastante (e a qualidade aumentou! Vejam que ótimo!).

Porque eu parei com os vídeos? Por alguns motivos. * Nunca gravei com uma frequência certinha, nunca tive um dia certo para gravar. * Nunca tive um roteiro certo para os vídeos. * Os assuntos começaram a se repetir, e fiquei incomodada com aquilo. * Tive algumas decepções com pessoas estúpidas. * Percebi que eu escrevo melhor do que falo (na minha opinião. Pode ser que tenha gente que pense o contrário haha). * Claro que esse está longe de ser um motivo, mas: parei de comprar livros, desde primeiro de janeiro desse ano. E estou seguindo firme e forte nesse propósito. Sei que muitas pessoas gostavam demais do “Falida” (que era o título que eu dava para as compras do mês). * Com essa situação, de não comprar livros, acabei dando uma pausa nos vídeos dos amiguinhos. Assisto a vídeos bem específicos, para não ficar tentada. Fazer o que rs. * Não tenho lido tanto quanto eu lia antigamente, por motivos pessoais, e também por estar dando mais atenção ainda às minhas leituras, demorando bastante para terminar algo.

E agora duas perguntas mais ‘polêmicas’, mas que me faço.

Na minha opinião, qual o “probleminha” com os canais literários? Lembrando que esta é uma opinião particular, e que não estou generalizando. Em vários canais literários, tenho visto a propagação de livros que estão “na moda”. Mas esse não é o problema (não é mesmo!). Acho importante também a divulgação de livros que estão sendo lançados agora, que são febre, e que de certa forma influenciam os leitores (para o bem, quero deixar claro). Afinal, meu gosto pela leitura formou-se depois da “modinha” Harry Potter (que é moda até hoje, glória a Deus haha). Mas vejo também, que nesse meio, muitas pessoas preferem assistir a vídeos que falam sobre esses livros que estão na moda. Muitos títulos não me agradam (não generalizando também), e nem exponho opinião no canal. E com isso, há cobrança (há sim!) do “público”, como: “Quero saber o que você achou sobre livro X” (que está na moda). Eu gosto demais de livros diferentões (a Isa do Lido Lendo que o diga. Vive marcando a minha pessoa em postagem de extraterrestre hahaha), e vejo que isso não agrada o geral – sim, há gente que me chama de maluca. E sou mesmo. Para evitar incômodos, preferi dar essa pausa (olhem! Mais um motivo aqui).

E parcerias? Sentem falta dos vídeos? O que fazer? Quanto às editoras parceiras: eu não estou dando conta. Na verdade, vi que não estava dando conta, já em 2015, e cancelei todas as parcerias, permanecendo somente com a Penalux. Este ano acabei conseguindo parceria com a editora Carochinha, que gosto muito, e que é de livros infantis. Com as outras editoras eu tive que fechar. Se antigamente eu já não tinha vida social, penso que agora além de não ter vida social, minha vida de leitora está diminuindo drasticamente. E isso é bom, em certo ponto. Passamos sempre por metamorfoses, certo? 😉

Quanto aos autores parceiros, eu finalizei totalmente. Pelo mesmo motivo acima… eu não estava dando conta. E há tantos blogs que procuram autores parceiros, certo?!

E por último, e talvez não menos importante: Dani, você vai voltar com o canal, ou não? Eu poderia utilizar várias respostas aqui. “Não sei.” seria uma delas HAHA fiz uma postagem desse tamanho para dizer “não sei”. Ou até mesmo “O futuro a Deus pertence”. Mas já que precisamos de uma resposta um pouco mais objetiva… Não. Eu não irei voltar com o canal tão cedo, talvez nem volte. Estou conseguindo postar de vez em quando no blog, mas vocês podem ver que as postagens não são tão frequentes (antigamente eram 7 dias por semana, e hoje em dia são dois :O haha).

Espero que me perdoem. Quem sabe algum dia eu volte para o YouTube. Mas enquanto não acontece, queria muito que me acompanhassem por aqui mesmo ❤

4 comentários sobre “Vamos conversar… Sobre o canal BL

  1. Dani, tudo bem você?

    É incrível o quanto eu me identifiquei com praticamente tudo que você escreveu!
    É difícil explicar para o pessoal que somente assiste os vídeos o quanto os mesmos, por mais simples e banais que possam parecer, dão muito trabalho e exigem um esforço e dedicação quase que diário para a pessoa que os produz. E tendo apenas esse ponto inicial em mente seu questionamento de “E minha opinião (falada) realmente conta?” é um pensamento que passa em minha cabeça sempre que vou gravar algo para o meu canal ainda mais quando paramos para pensar no alcance que um vídeo/ opinião/ sugestão possui e mais: “Será que estou falando bobagem? Por que irão assistir esse vídeo se o de outro canal é bem mais produzido? Será que alguém esta ao menos prestando atenção?”
    Eu tenho meus altos e baixos mas sinceramente? Eu sinto falta de gravar os vídeos, acho legal demais quando recebo um comentário bacana e querendo ou não, ter um canal me fez ler muito mais e mais do que isso, tentar realmente ir além das páginas do livro (O que sempre é uma grata viagem!)
    O desafio de não comprar livros realmente dá uma diminuída na quantidade de vídeos mas pelo menos na minha experiência foi uma maneira de tentar ser mais criativa e buscar novidades no que há anos frequenta minha estante. Mas super entendo o que comenta nesse tópico, é mesmo uma reviravolta tanto no canal como na vida!
    Sobre os problemas dos canais literários em geral, concordo totalmente, eu parei de seguir muita gente por ter um conteúdo extremamente repetitivo e procuro sempre fugir disso afinal, a grande graça de falar sobre livros é a variedade do assunto mas é claro que sigo isso também por não ter parcerias e não ter essa “obrigação” de ler algo que simplesmente esta na moda!
    Concluindo, eu sempre gostei muito do seu canal e espero de coração que volte algum dia mas pelo o que escreveu acredito mesmo que você esta fazendo a coisa certa ao parar um tempo… Sabe aquela velha história de que a saudade aumenta o amor? Quando você voltar, estará com a mente fresca e cheia de ideias! kkk

    • Oi Jana!! Amei seu comentário!
      Então, tenho visto que com a pausa no canal, tenho lido bem menos. Mas não tem sido mais uma “obrigação”, sabe?! Por mais que nunca tenha sido uma obrigação, no sentido literal da palavra, às vezes me sentia forçada a fazer algumas coisas que já não estavam me dando tanta satisfação.
      Aqui no blog vou tentar continuar fugindo dos temas muito repetitivos rsrs Não gosto muito de ler coisas que todos leem, quando está numa vibe muito alta. Eu fico propensa a “gostar”, se todo mundo gosta, ou “não gostar”, se a maioria não gosta. Acho que é natural isso, não?!
      Beijão!

Deixe um comentário

