Os Capacetes Brancos [Doc]

Oi pessoal, tudo bem?

Hoje vim falar sobre o último documentário original da Netflix que eu assisti. Separem os lencinhos quando forem assistir 😉

the-white-helmets-2016

Os Capacetes brancos (2016) é um documentário original da Netflix, que tem duração de 40 minutos. Ele foi gravado em Aleppo, Síria e Turquia, no ano de 2016. Esses países são constantemente bombardeados, e necessitam de ajuda. Alguns homens acabam se voluntariando para salvar vidas, tendo um treinamento de apenas um mês (afinal qualquer segundo não pode ser desperdiçado) para salvar o maior número de pessoas possível. Esse grupo então é nomeado “The White Helmets”, ou Os Capacetes Brancos, ou ainda apelidados de “Defesa Civil Síria”.

capacetes

No documentário vemos três grupos de homens que estão dispostos a fazer esse trabalho humanitário. Com relatos, comentários e explicações do que exatamente eles fazem, somos levados a enxergar uma realidade que está distante (ou nem tão distante) de nós. Os ataques que eles sofrem são constantes, e a cada avião no ar, eles já devem ficar preparados pelo pior.

“Salvar uma vida é salvar toda a humanidade. (…) Desde 2013, mais de 130 Capacetes Brancos foram mortos. No mesmo período, eles salvaram mais de 58 mil vidas”

Uma curiosidade: eles foram indicados no ano passado para ganhar o Prêmio Nobel da Paz, mas acabaram perdendo para o presidente colombiano Juan Manuel Santos (Leia notícia na Folha de S. Paulo clicando aqui).

Minha opinião: Fiquei muito emocionada com o documentário. Assistindo aos relatos, vemos o quanto somos afortunados em não viver em um país com guerras frequentes (ainda que haja certa “guerra civil” em nosso dia-a-dia), com a preocupação de bombas caírem sobre nossas cabeças. Vi diversos comentários contrários à minha opinião, e gostaria apenas de expor para vocês o que eu acho.

Algumas pessoas dizem que é um documentário raso. Talvez seja essa a intenção: não contar totalmente tudo, afinal não é um filme sobre, mas um documentário. São coisas diferentes. Várias coisas que assisto eu considero “rasas”, mas nem por isso eu deixo de gostar rs. Basta eu ir atrás de mais informações sobre o tema.

Outras pessoas dizem que esses homens são patrocinados pela chancelaria britânica, Dinamarca ou EUA (cada site diz uma coisa), por conta de propagandas políticas. E ainda completam que esses homens atuam em territórios controlados pela Frente al-Nusra (que é vinculada à Al-Qaeda), não salvando pessoas que são leais ao governo sírio. Sobre isso, eu não posso afirmar nada. O local de onde encontrei esta informação não é lá fonte muito confiável. Porém como o próprio documentário diz: “Salvar uma vida é salvar toda a humanidade”. Se não fossem esses homens, será que alguém iria salvar civis que não tem nada a ver com guerra e poder?

O que posso dizer é: Assista por sua própria conta e risco. Eu assisti, adorei, e recomendo a todos. Claro que uma produção nunca irá agradar a gregos e troianos. Mas no final, este documentário acaba reavivando nossa esperança nos seres humanos.

Trailer:

Título: Os capacetes brancos (The White Helmets)

Direção: Orlando von Einsiedel

Gênero: Documentário / Guerra

Duração: 40 min.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s