Resenha – Os meninos da biblioteca

Oi gente, tudo bem?

Acho muito interessante quando um autor consegue encaixar uma discussão do “mundo adulto” num livro infantil. E olha que isso aconteceu recentemente, com o livro Piscina já!, onde Luiz Antonio Aguiar fala um pouco sobre a Ditadura militar brasileira, de modo claro e acessível. E não fugindo muito do assunto, hoje vou falar sobre lutas políticas, com um livro super bacana!

15241354_668209066671315_6200957682603769758_n

Os meninos da biblioteca (Biruta, 2015, 168 p.) do autor João Luiz Marques, irá nos contar a história do Heitor, um garoto que está entrando na pré-adolescência, e que tem um diferencial dos de sua idade: escreve para um blog chamado “Le-Heitor”, e gosta – como o nome do blog sugere – muito de ler… Tanto que seu apelido na escola acabou ficando “Le”. Porém, ele está cansado de somente falar sobre livros em seu blog, e quer viver uma história de verdade, em sua vida real. Quer fazer parte de algo grandioso, para que algum dia possa contar para as pessoas. Neste mesmo período de reflexão, Le fica sabendo que a biblioteca pública de sua cidade está para ser demolida! E não somente a biblioteca, mas o quarteirão inteiro, que é todo cultural. Claro que ele não iria deixar barato, e acaba se envolvendo em sua primeira luta política, com a ajuda super especial e inusitada de… Não vou contar =)

whatsapp-image-2017-01-12-at-18-57-33-1

Minha opinião: Foram vários motivos que me fizeram gostar do livro. O design é incrível, com cores fortes, super vibrantes. As ilustrações (do artista Rômolo) são lindas, e o livro todo é escrito em letra azul e laranja, no mesmo tom da capa. A história em si é uma graça: bem simples, com muito diálogo, excelente para crianças lerem. E além de tudo, aborda a primeira luta política de um menino, que a todo custo quer defender sua biblioteca pública. Os personagens são super cativantes, e o autor cita diversos livros no enredo (como por exemplo, um dos meus favoritos da vida: Os meninos da Rua Paulo, de Ferenc Molnár). E agora, o mais bacana de tudo: o autor se inspirou em uma história real, de demolição de uma biblioteca pública, em Itaim-Bibi, um bairro da zona sul de São Paulo, que quase aconteceu em 2010. O prefeito da época, Gilberto Kassab (DEM) decidiu vender uma área de 20 mil km² para a construção de creches. Porém, a área era totalmente cultural, contendo uma creche, uma biblioteca, uma escola estadual, uma Unidade Básica de Saúde e uma unidade da APAE (Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais de São Paulo). No final do livro ainda temos acesso a recortes de jornal noticiando essa infeliz ideia. Livro super indicado!

whatsapp-image-2017-01-12-at-18-57-33

Título: Os meninos da biblioteca

Autor: João Luiz Marques

Editora: Biruta

Páginas: 168 p.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s