Não há tempo a perder | Amyr Klink

Oi gente, tudo bem?

Há um tempo eu escrevi uma resenha sobre o livro Cem dias entre céu e mar, do Amyr Klink. A Editora Tordesilhas entrou em contato comigo, para me enviar seu lançamento… E claro que aceitei!

amyr

Não há tempo a perder (Tordesilhas / Foz, 2016, 209 p.) do empresário, autor e navegador Amyr Klink, é um depoimento dado para a jornalista e editora (da Foz) Isa Pessoa. Nesse depoimento, Amyr fala sobre sua vida pessoal, sonhos, amigos, família e liderança. Conta por exemplo, como iniciou sua faculdade de economia na USP, e que mesmo não gostando nada do que estava fazendo, decidiu terminar. Nesta época da faculdade, Amyr fugia dos veteranos (dos trotes), e com isso, encontrou uma nova atividade: havia uma raia olímpica que era utilizada para limpeza de barcos e remos. As pessoas que estavam ali saíam todos os dias para correr até o outro prédio, dando em torno de 8 quilômetros em subida. Klink começou a participar da rotina desses homens, todos sérios e centrados. O Arlindo Donato, técnico (e economista da USP) dedicou toda sua vida ao remo do clube Espéria.

“A busca por segurança total é uma ficção, assim como a liberdade sem limites nos engana.” (p. 18)

Amyr também conta bastante sobre sua noção de liderança e como age diante de situações bem adversas. Mostra-nos ser um homem sério, justo e que sempre se coloca à frente para resolver os problemas. Ser um líder não é “mandar” nas pessoas, mas fazer por elas e dar o maior exemplo.

“O Brasil tem preponderância no cenário mundial, mas insistimos no erro da visão individualista, pensamos como uma nação de quinto mundo. Pensamos na minha casinha própria, no meu carrinho, no meu lugar na fila. Vestígio de uma democracia racial de mentira, igualdade social garantida por foros privilegiados, da cultura do doutor, egoísta e socialmente estanque.” (p. 54).

O entrevistado também conta um pouco de sua infância e vivência com sua mãe, esta tão “delicada, artística, com impiedoso senso de humor” (p. 72) e seu pai, tão rude. Fala também um pouco sobre sua esposa, Marina (sim, Marina… também velejadora, fotógrafa e produtora) e suas três filhas, Laura, Marininha e Tamara. Ainda nos conta de sua não crença em Deus, mas em sua praticidade com as coisas do mundo, sua paixão pela natureza, seu bom humor diante de uma tempestade em alto mar.

658451-970x600-1

Retirado do site Folha de São Paulo

Minha opinião: É um livro encantador. Escrito de forma bem humorada e informal, conhecemos um pouco mais sobre as viagens de Amyr, com seu ponto de vista super sincero. O livro também é recheado de depoimentos de seus amigos e colegas de profissão. Como em seu outro livro, já resenhado aqui no blog, ele nos dá motivos e mais motivos para irmos atrás de nossos objetivos, e nunca desistirmos deles, sejam eles quais forem. Seu modo de planejar suas viagens, com ansiedade mas ao mesmo tempo com todo o cuidado do mundo, acaba nos abrindo horizontes: um sonho pode estar bem distante, mas se nós não atropelarmos as etapas, tudo ocorrerá bem.

Vemos também que em nossas necessidades, acabamos ficando mais criativos e abertos ao novo. Ele é bem realista e pé no chão (apesar de sonhar alto!), utilizando de sua experiência e prática para chegar ao seu limite. Limite esse, que pode até desafiar a morte. Porém, o mais incrível é que mesmo desafiando esta senhora que todos temos medo, ele age com o bom humor: ao invés de temer grandes ondas em alto mar, ele pede para que a natureza “mande mais”.

Minha admiração e simpatia pelo autor só cresceu com esta conversa. Fala com uma linguagem simples e clara. Dá dicas preciosas que podemos usar em nosso cotidiano. Tudo isso com uma humildade sem tamanho.

Se você ficou interessado por este livro, esta semana teremos um sorteio no blog! Fique atento, e participe!

Título: Não há tempo a perder

Autor: Amyr Klink (depoimento a Isa Pessoa)

Editora: Tordesilhas / Foz

Páginas: 209 pág.

[Livro de parceria com a Editora Tordesilhas]

Anúncios

2 comentários sobre “Não há tempo a perder | Amyr Klink

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s