365 dias sem Book Haul #TchauConsumismo

Oi gente, tudo bem?

Ontem assisti a um vídeo da querida Janaína, do JanaLivrando (veja abaixo!). Ela está voltando aos poucos com o canal (graças a Deus!!), e já chegou com um vídeo muito bom. Ela propõe ficarmos 365 dias sem comprarmos livros – esse vício que me deixa falida todos os meses, e eu adoro haha.

Quem acompanha meu canal deve ter percebido que sumi de lá: faz dois meses que não posto nada. Estou numa fase estranha, e não estou com vontade de gravar. Então para não fazer algo feio, de má qualidade, resolvi dar um tempo. Isso tem me ajudado a parar um pouco com as compras também. Fora outros projetos de minha vida pessoal, que terei que guardar dinheiro. E fora ainda o espaço em casa, e a quantidade de livros que eu tenho sem ler. Gente, são mais de trezentos, da última vez em que contei – isto é, quase um ano atrás.

Então peguei esse projeto da Jana para minha vida também. Claro que não será nada fácil. Mas irei conseguir…

Para ficar mais fácil a concretização do projeto, já separei uma latinha, onde colocarei todo o dinheiro (vivo) que eu gastaria com livros. Vocês que são leitores compulsivos como eu (e consumidores também… cof, cof) sabem como é difícil não comprar aquele lançamento, ou aquela edição de luxo, ou um livro que dizem estar esgotado… Mas será que realmente precisamos disso? Ou compramos só para dizer que temos? Às vezes também é um sentimento momentâneo de que iremos ler “no mesmo dia”, e passam-se anos, e o livro está parado na estante – digo isso por experiência própria. Tenho um livro que este ano completa dez anos na minha estante e nunca foi lido. Tadinho.

Jana também discute no vídeo sobre o desapego. Vocês sabem que isso eu consegui fazer neste ano que passou, né?! Se não, assista a este vídeo 😉  Espero que à medida que eu for lendo, e ver que não lerei novamente, eu me desfaça. Pretendo fazer uma listagem – em papel mesmo, porque sou das antigas haha – desses livros. E no final do ano verificar se eu já li, quantos e quais eu doei. Vou me organizar e contar tudo para vocês aqui no blog, ok?

Então é isso: vamos ler mais livros, vamos consumir menos.

3 comentários sobre “365 dias sem Book Haul #TchauConsumismo

  1. Quero só ver isso, hein… hahaha
    Em 2016, eu consegui me controlar ao máximo em relação aos livros. Assinei o kindle unlimited e acho muita coisa bacana lá. Só compro algum livro físico se for de gênero ou autor preferido, ou a edição for MARAVILHOSA e eu me interesse pela obra.
    Beijos e boa sorte!

Deixe um comentário

