5 Livros sobre a Ditadura Militar Brasileira

Oi gente, tudo bem?

Resolvi listar cinco livrinhos que falam sobre, ou se passam durante a Ditadura Militar Brasileira. Nem todas as histórias são totalmente verídicas; algumas tem um quê de ficção.

Observação: As sinopses são todas do Skoob. Se houver resenha no blog, clique no título que você conseguirá acesso 😉

Volto semana que vem – Maria Pilla

Sinopse: “‘Volto semana que vem’ é o que a narradora deste livro responde ao pai ao sair de casa num dia de 1970, quando ele pergunta, espantado, aonde ela vai. “Mais de dez anos se passaram até eu voltar àquela cozinha”, conclui ela em seguida. Composto por recortes de memória, o livro é o retrato de uma vida brasileira exemplar: a de quem foi criança logo depois da Era Vargas (o dia do suicídio de Getúlio é uma das primeiras cenas evocadas aqui), cresceu nos tempos de Juscelino, foi jovem com a ditadura, militou com a esquerda, conheceu a prisão, a tortura e o exílio. Apesar da violência de boa parte das lembranças que compõem essa vida, o humor e a percepção do sabor das coisas transformam o que poderia ser amargura numa luminosa declaração de alegria irredutível.
Porto Alegre está presente nos primeiros quadros, das décadas de 1950 e 60 — o bairro do Partenon, o bonde, o Grupo Escolar, a Faculdade de Direito. Depois vêm as décadas tumultuadas de 1970 e 1980, das prisões e da tortura, do heroísmo, da utopia e da derrota: a Oban em São Paulo, as prisões de Olmos e Villa Devoto em Buenos Aires, os companheiros militantes. Em seguida o exílio na França: verão em Montmartre, o encontro com outros exilados, a vida prossegue. Fechando o círculo, Porto Alegre outra vez, nas memórias contemporâneas.”

volto-semana-que-vem

K. – Bernardo Kucinski

Sinopse: K. – A busca de um pai pela filha desaparecida durante o regime militar brasileiro é o mote desse romance ímpar na literatura brasileira. Com um domínio técnico admirável, Kucinski constrói um elo com o leitor logo nas primeiras linhas, fazendo com que este, desconcertado, (re)viva o período de opressão e de torturas precisamente remontado por conta de uma narrativa pungente e avassaladora.

k

k-trecho

Trecho do livro K.: Relato de uma busca

Você vai voltar pra mim – Bernardo Kucinski

Sinopse: Primeiro livro de contos do autor, Você vai voltar pra mim e outros contos traz 28 histórias curtas sobre ditadura militar e repressão. Foi publicado em conjunto com o relançamento de seu romance K., e em função da efeméride dos cinquenta anos do golpe militar no Brasil.

voce-vai

Piscina já! – Luiz Antonio Aguiar

Sinopse: Era um Brasil bem diferente. Um país debaixo de Ditadura. Tem gente que não conheceu esses tempos e nem imagina como foi. Era dureza, chumbo grosso. O Brasil estava um breu na época. E mesmo assim a garotada do Condomínio da Colina partiu para a briga contra a repressão. E foi uma aventura dessas que quem viveu nunca esquece!
Como foi? No que deu?… Está contado aqui… em Piscina Já! Uma viagem para um tempo em que gente como a gente lutou – de várias maneiras – pela liberdade!

14724493_642888379203384_4996314180233055826_n

Poema sujo – Ferreira Gullar

Sinopse: ‘Poema sujo’ nasceu num momento difícil da história do país e em circunstâncias dramáticas da vida de Ferreira Gullar, um dos maiores poetas brasileiros, então no exílio

poema-sujo

Se você tiver mais algum livro sobre a Ditadura Militar, deixa para mim nos comentários?! Vamos compartilhar experiências… =)

Anúncios

2 comentários sobre “5 Livros sobre a Ditadura Militar Brasileira

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s