Coisas da vida | Martha Medeiros

Oi pessoal, tudo bem?

Às vezes a vida é tão dura, tão injusta conosco. E isso não é uma pergunta. É uma super afirmação. A vida de todos nós é assim mesmo. Mas, se olharmos bem os detalhes, podemos nos surpreender.

14368780_650289995129889_1267520264769797805_n

Coisas da vida (L&PM, 2009, 233 p), da querida Martha Medeiros é assim: traz mais sossego para nossos dias atribulados. As crônicas que compõe este livro foram publicadas nos jornais Zero Hora e O Globo entre setembro de 2003 e setembro de 2005. Como em outros de seus livros, encontrei um colo de mãe, um ombro de amiga, e uma palavra de psicóloga. Martha é mestre em fazer com que eu me sinta feliz com os mínimos detalhes.

“O fato é que razão era o que menos importava naquela hora. O motoboy não conseguia desgrudar os olhos do céu,e eu não conseguia desgrudar os meus dele, porque é uma raridade a gente se deparar com alguém emocionado, ainda mais numa quinta-feira, ainda mais no final de um dia cansativo, ainda mais num posto de gasolina, ainda mais por um motivo que a gente não consegue adivinhar” (p. 90-1).

Hoje em dia, vermos a vida com a pureza que deixamos para trás, junto de nossa infância, é algo raro. É preciso um treinamento interno para que isso aconteça. Pode parecer bem difícil, mas não é. Ouvir nosso interior requer silêncio. E só conseguimos manter silêncio quando percebemos que não somos mais que ninguém. A autora vai nos passando essa mensagem com tanta tranquilidade, com tanta naturalidade… Ler Coisas da vida, é como ter pílulas de aprendizado, e irmos tomando aos pouquinhos.

“Arroz, feijão, bife, ovo. Isso nós temos no prato, é a fonte de energia que nos faz levantar de manhã e sair para trabalhar. Nossa meta primeira é a sobrevivência do corpo. Mas como anda a dieta da alma?” (p. 117).

Não leia este livro com pressa. É bom saborear cada crônica, meditar sobre a história, e sobre o que podemos mudar em nossas vidas. Um detalhe pode ser importante para nós mesmos e para o próximo. Mas só conseguiremos ser melhores ao próximo quando nos entendermos melhor, quando deixarmos para trás certas amarras e preconceitos, e quando resolvermos que tudo é um ciclo: ao fazermos o bem aos nossos irmãos, estaremos fazendo o bem a nós. E fazendo o bem a nós, é impossível não fazer o bem ao mundo.

Título: Coisas da vida

Autor: Martha Medeiros

Editora: L&PM

Páginas: 233 p.

PS: Na postagem de sexta feira falei sobre uma possível Maratona de Fim de semana, certo? Pois é. Ela mal aconteceu hahaha Fiquei #morta com o Revival de Gilmore Girls. Não me concentrava em nada. Acabei assistindo a um filme (Os pássaros, de Hitchcock), e alguns episódios de séries (como Torchwood, Luke Cage, Gravity Falls…). Por isso, não teremos postagem contando o desastre que foi. Fazer o que… Nem sempre dá certo!

Anúncios

Um comentário sobre “Coisas da vida | Martha Medeiros

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s