As horas | Alex Andrade

Olá pra vocês!

Hoje venho falar sobre um livro de contos que gostei muito, recebido de parceria com a editora Penalux.

as-horas

As horas (Penalux, 2016, 146 p.), do autor Alex Andrade, é uma reunião de 13 contos. Alguns desses foram publicados em revistas literárias, e três ainda foram traduzidos para a língua inglesa. Grande parte desses contos reunidos em As horas, são em primeira pessoa. E aí vemos o grande talento do autor: conseguir dar voz aos seus personagens, caracterizando todos eles de uma forma muito particular. Às vezes me dava a impressão de que eram várias pessoas me contando as histórias, tamanha particularidade que havia em suas vozes.

“De vez em quando falava consigo mesma, reclamando do seu destino, das ausências que lhe tomavam a alma, gostaria de tanta coisa na sua vida que talvez tivesse que se multiplicar e ter mil Poemas no mundo para tudo o que desejava caber dentro.” (Conto “Poema”, p. 22).

Não consigo escolher um conto favorito. Mas dois deles são: “Presente de grego” e “Tá vendo o dia lá fora?”. Outro que gostei muito também foi o “Poema” (com trecho acima). A personagem principal me lembrou muito Macabéa, uma das minhas personagens favoritas da literatura brasileira (em A hora da estrela, de Clarice Lispector). O conto “A menina nua” é de uma tristeza sem fim, e me lembrou um pouco a história de Lori Lamby. Estão vendo como não dá para escolher um conto só, para indicar? rs O livro inteiro é indicadíssimo. Deguste muito bem os contos, porque vale super a pena!

“É totalmente humano, então, acreditar que há uma chance para quem sempre errou e ainda não aprendeu a lidar com as diferenças.” (Conto “Presente de grego”, p. 112).

Título: As horas

Autor: Alex Andrade

Editora: Penalux

Páginas: 146 p.

Anúncios

Um comentário sobre “As horas | Alex Andrade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s