Resenha – O paraíso são os outros

Oi gente, tudo bem?

Hoje venho conversar um pouquinho com vocês sobre a obra de Valter Hugo Mãe, O paraíso são os outros (2014, 32 p.), lançado pela editora Cosac Naify, com fotografias do artista Nino Cais.

13012619_565168153642074_4854709578417767348_n

Toda a obra circula em volta do amor. Não importa se é o amor entre homem e mulher, homem e homem, ou mulher e mulher. O que realmente interessa é o carinho “desperdiçado” no outro. São pensamentos curtos, sempre ditos pela mesma criança. A criança que observa o modo de amar dos casais humanos e dos animais. A criança que observa o trabalho de amar de sua mãe.

“Talvez os bichos ferozes construam coisas às quais não saibamos dar valor. É importante pensarmos no valor que cada coisa ou lugar tem para cada bicho. Só assim vamos saber por que razão cada um é como é. Depois de entendermos melhor, a beleza comparece.”

Durante todo o livro, somos agraciados com montagens de fotografias de Nino Cais. Pedras coloridas são colocadas por cima dos rostos dos casais, como uma ironia àqueles que se casam por outros motivos, mas não o amor. Pessoas que usam máscaras, que utilizam sua riqueza, que casam somente pelo prestígio de ter alguém bonito por perto. Segundo os artistas, uma coisa é certa: o paraíso pode ser único, mas ele só existe quando estamos a dois.

vhm

Um livro muito doce, que fala sobre esse sentimento tão extinto (ou tão “reciclável” em algumas bocas). Com uma linguagem um tanto poética, o texto tão curtinho de Valter Hugo Mãe nos faz suspirar e passar a acreditar novamente no amor verdadeiro.

Título: Os paraísos são os outros

Autor: Valter Hugo Mãe

Editora: Cosac Naify

Páginas: 32 p.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s