Resenha – O coração disparado

Oi, tudo bem?

Adélia Prado é minha poetisa favorita, como eu sempre digo para todos. Ela trata esse gênero literário como se fosse algo tão natural quanto respirar. Affonso Romano de Sant’Anna já diz em seu prefácio que “Adélia Prado é a Clarice Lispector de nossa poesia. (…) Falo aqui de algo comum às duas escritoras: aquela maneira de pegar a gente pelo pé e deixar a gente prostrado e besta com uma verdade revelada. Aquilo que se poderia chamar de ‘epifania’ – a revelação abrupta de uma verdade desnorteante. Adélia pertence à raça dos mágicos e, diria, bruxos, se não a soubesse católica com uma fé de fazer inveja ao vigário”.

coração

Em O coração disparado (Salamandra, 1984, 107 p.), Adélia irá nos mostrar em algumas poesias seu lado religioso; em outras seu lado totalmente humano. Sabe aquela música Carne e Osso, que a Zélia Duncan e Paulinho Moska interpretam belamente? É quase aquilo. É tão bom ser de carne e osso, que às vezes não dá para ser divino. A poesia Oração me lembra muito esta música.

12957271_561426374016252_1820626753_n

Durante a leitura vamos percebendo que em sua fala, Adélia admite estar conectada com as coisas divinas, que constroem sua fé e que a apoiam diretamente em Deus; mas que ao mesmo tempo é tão humana a ponto de não ser digna de comer “Seu Corpo Santo”. E talvez para deixar clara sua “opinião” (Ser humana ou Ser divina?), Adelinha me solta essa:

coraç

Por fim, deixo um vídeo muito comovente. “Dia 16/03/16, Adélia Prado lançou o livro “Poesia Reunida”, com 1.489 pessoas presentes ao #PaláciodasArtes, em Belo Horizonte. Ao final, sem saber dos vazamentos dos áudios de Lula e Dilma, pediu uma oração pelo Brasil. Emocionante.”

Título: O coração disparado

Autor: Adélia Prado

Editora: Salamandra

Páginas: 107 p.

Anúncios

3 comentários sobre “Resenha – O coração disparado

    • rsrs eu gosto desde criança. Apesar de não entender quando era criança kkkkk Ah mas cada um gosta de um estilo né… tem gente q é tão apaixonada por, sei lá, livros de auto-ajuda… haha

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s