Resenha – O castelo do Príncipe Sapo

Olá gente, tudo bem?

Este livro li em fevereiro, mas somente hoje venho resenhar para vocês. Ele faz parte do projeto Relendo Jostein Gaarder. É um livro infanto juvenil, e espero que vocês gostem =)

sapo

Em O castelo do príncipe sapo (Companhia das Letrinhas, 2012, 127 p.), Jostein Gaarder vai nos apresentar Gregório Pegório, um garoto de sete anos que sai para passear na floresta à noite, em plena época de inverno. Neste passeio ele acaba por avistar um duende. Logo é levado para um castelo um pouco diferente, onde há guardas na forma de salamandras, uma rainha bem maluca que só usa a parte debaixo de sua roupa e um Lorde que lê pensamentos.  Gregório perdeu seu avô recentemente e luta com sua imaginação, onde ora vive na realidade e ora nos contos de fadas.

“Quem foge de um sonho mau acaba sempre voltando a esse mesmo sonho. Por isso devemos tratá-lo exatamente como se trata um lobo que agente encontra na floresta. […] Se você encontrar um lobo, não deve sair correndo, pois ele vai correr atrás de você. Você deve ficar firme no lugar e olhar bem fixamente nos olhos do lobo…”.

Minha opinião: Não sei bem porque, mas não é (nem de longe) meu favorito de Jostein. É um livro bem estranho. Já havia lido uma vez, e não entendido nada haha. Li novamente, com mais calma – na primeira vez, pela fome de ler algo totalmente novo, para mim, de Gaarder, li com um pouco de pressa – e foi bem melhor. O livro fala sobre a perda de alguém, no caso, do avô de Gregório. É interessante vermos a luta interior da criança para conseguir lidar com a perda de alguém tão próximo. O menino enfrenta seus medos com a ajuda da fantasia, como eu disse acima, tanto que alguns dos “personagens” do castelo tem as feições de seus familiares. Por mais que não tenha curtido tanto o livro, sei de sua importância para que a criança aceite a morte como algo natural.

Título: O castelo do príncipe sapo

Autor: Jostein Gaarder

Editora: Companhia das Letrinhas

Páginas: 127 p.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s