Resenha – Social Killers

Olá pra vocês, tudo certo?

Hoje venho falar de um livro um pouco pesado rs Mas que foi de ótima leitura, com uma linguagem acessível, e situações que podem acontecer pertinho de nós – mas que seria melhor se acontecesse somente em filmes. Ah! E como sempre, já deixo avisado: na citação que pus na resenha, pode ser que você queira pular, por ser forte, ok?!

Sem título

Social Killers (DarkSide, 2015, 272 p.), de J. J. Slate e R. J. Parker conta diversos relatos de criminosos que agiam com uma pequena ajuda das redes sociais. Através de perfis (ou nicknames) nem sempre falsos, eles ofereciam trabalho, ou marcavam encontros amorosos com suas vítimas que pensavam que estavam apenas conhecendo pessoas novas, normais. Muitos adquiriam a confiança de suas vítimas para que depois cometessem o assassinato. O livro vai de “crimes normais”, como o enforcamento ou esfaqueamento, até crimes mais obscuros, como a mulher que cortou a barriga de uma gestante, para retirar seu bebê. Sim. Ela era aficionada por bebês, e marcou um encontro, fingindo que iriam trocar peças de roupas para o recém-nascido. São várias histórias de causar arrepios, mas também de nos fazer repensar nossa exposição em redes sociais.

“Em 8 de agosto de 2013, amigos de Derek no Facebook ficaram chocados com uma mensagem desconexa publicada por ele às 11h11: ‘Vou pra cadeia ou vao me condenar a morte por matar minha esposa amo vcs pessoal, Vou sentir saudades galerinha do Facebook se cuidem vcs vao me ver no jornal.’. Derek continuou escrevendo, tentando justificar suas ações: ‘Minha mulher estava me batendo e eu não podia mais aguentar aquele abuso por isso agi dessa forma espero que vcs me entendam’. Minutos depois, publicou uma foto de Jennifer morta no chão da cozinha”. (p. 226)

Minha opinião: Como eu disse em vídeo (das leituras do mês de fevereiro), quando terminei de ler deu vontade de cancelar todas as minhas redes sociais. Dá um medo danado de ter alguém te perseguindo. Vimos nas histórias que não são somente pessoas reclusas, estranhas e antissociais (rs) que cometem os crimes. São pessoas que têm família, que são pais, mães, que possuem uma vida social normal, e que podem ser nossos vizinhos (ou pior, parentes). Uma tela pode ocultar um criminoso facilmente, como já sabemos. Mas ainda sabendo, expomos nossa vida diariamente, fazendo nosso check-in a todo momento, dizendo para todos onde nossos filhos estudam (fotos com uniforme da escolinha), ou até mesmo tirando fotos despretensiosas, que de uma forma ou outra pode mostrar características do local onde moramos. Claro que nem tudo são flores no livro: A cada início de capítulo, os autores são bem repetitivos. Meu pensamento é assim: para introduzir um assunto, uma vez basta rs Eles falam em todos os inícios sobre a importância de ser prudente na internet, e isso começa a cansar. A gente quer ir logo para a história (siiiiim, eu tenho ansiedade! hahaha). Encontrei também alguns errinhos de revisão e concordância. Mas tirando esses pontos, a leitura é super válida, e serve como  um grande alerta.

Título: Social Killers: Amigos virtuais, assassinos reais

Autor: R. J. Parker e J. J. Slate

Editora: DarkSide Books

Páginas: 272 p.

4 comentários sobre “Resenha – Social Killers

  1. Ah Dani, porque vc não colocou mais frases do livro? Fiquei super curiosa agora hahahaha

    Menina tem um programa na tv fechada que chama ‘Falsidade.com’, e fala sobre isso também, eu fiquei impressionada sempre que assisto, para mim é tudo muito surreal, não dá pra acreditar né. E vc lê e assiste e vários pensamentos começam a surgir, como isso que vc disse de excluir as redes sociais. Ou então, será que tem alguém perto de mim que tem esse comportamento? É muito louco.

Deixe um comentário

