Resenha – A morte e a morte de Quincas Berro Dágua

Olá gente, tudo bem?

Eu podia jurar que este livro estava no meu Desafio de 100 livros essenciais (…), mas acho que confundi com Brás, Bexiga e Barra Funda rsrs Enfim! Acabou que este livro, além de um clássico brasileiro, encaixou-se certinho em um outro Desafio que estou participando, que ainda não comentei aqui no blog (Mais ummmm, Dani?! Sim! Sou a louca dos desafios mesmo!). O Desafio Lendo mais clássicos é de criação de minha amiga Herla Freitas, e é dividido por bimestres. Na próxima semana falarei um pouco sobre ele.

quincas

A morte e a morte de Quincas Berro Dágua (Record, 1998, 96 p.), de nosso amado Jorge Amado é um romance super engraçado, mas que no final nos põe a pensar. Joaquim Soares da Cunha, funcionário público, homem respeitoso, com esposa fiel e família tradicional acaba por falecer. Pelo menos é o que todos imaginam. Sua filha resolve fazer um velório digno para o pai (ou pelo menos, conforme o que ela acha digno); mas acaba que seus amigos do bar acham tudo aquilo muito indigno de Joaquim Soares, ou melhor dizendo, Quincas Berro Dágua. E resolvem o problema com suas próprias mãos.

Minha opinião: Como é um livro bem pequeno, não posso contar muitos detalhes, e só posso dizer isso aí em cima rs É um livro muito leve e engraçado. Mas acaba por nos fazer pensar em várias coisas (principalmente sobre a vida que levamos antes da dona morte bater em nossa porta). Aquilo que somos hoje em nosso núcleo familiar é o que somos nas ruas? Qual o nosso caráter? Qual a nossa personalidade com as pessoas à nossa volta? É sempre a mesma, ou sempre mudamos conforme as regras que as situações nos ditam?

Título: A morte e a morte de Quincas Berro Dágua

Autor: Jorge Amado

Editora: Record

Páginas: 96 p.

Anúncios

3 comentários sobre “Resenha – A morte e a morte de Quincas Berro Dágua

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s