Resenha – Vita Brevis

Olá, tudo bem por aí?

Dando continuidade ao meu Projeto (re)lendo Jostein Gaarder, hoje venho apresentar para vocês o livro Vita Brevis.

vita

Em Vita Brevis (Cia. das Letras, 2009, 126 p.), o autor norueguês começa a nos contar uma historinha de que há um tempo, ele havia ido a uma feira de livros em Buenos Aires, e que num sebo de obras raras, viu um baú com vários escritos em latim. Quando percebe do que se trata, quer adquirir… Porém o dono do sebo não deixa Jostein levá-lo por um preço muito baixo. Quando viu que era o autor de O mundo de Sofia, já imaginou que havia ali uma preciosidade. Barganha vai, barganha vem, Gaarder acaba levando os manuscritos para casa, e os analisa. Porém, até hoje ele não sabe se o documento é real ou não. (E cabe também a nós, leitores, deixarmos a imaginação voar… Será que Jostein criou tudo isso, e disse que foi Flória? rs)

O documento que ele apresenta a nós, leitores, seria uma possível carta que Flória Emília escreveu a Santo Agostinho. O livro é dividido em dez partes, onde a moça escreve com muito sarcasmo, ironia e um pouquinho de rancor, sobre suas “Confissões”. Pegando diretamente da fonte (Confissões, de Santo Agostinho), ela mostra a nós, leitores, como Aurel (como ela o chamava) era extremista e hipócrita. Eles viveram um profundo amor – carnal e espiritual – durante doze anos. Tiveram um filho, chamado Adeodato. Sofreram com as intromissões de Mônica, mãe de Agostinho. Mas não foi só isso que tirou Aurel de Flória. Foram outras coisas…

12400878_523866281105595_3441277388242003269_n

Minha opinião: Como eu disse, é um livro bem sarcástico. Se formos acreditar na história de Jostein, de que ele realmente encontrou esse manuscrito, e que foi escrito pela Flória, passa a ser ainda mais engraçado. Em várias passagens, Flória dá a Aurel apelidinhos carinhosos, coisas que jamais poderíamos sequer pensar que ele fosse chamado. Eu tenho o livro Confissões em minha casa, e fiquei muito tentada a ler. Todas as citações de Flória às Confissões, realmente estão lá rs E fiquei pensando como é que uma pessoa poderia ser tão bitolada e extremista ao ponto de nem se alimentar direito, porque temia ser condenado por Deus, já que havia “prazer” ao comer. Sim, Agostinho condenava todo e qualquer tipo de prazer carnal: desde comer, até ouvir alguma música que não fossem cânticos de igreja. E claro que Flória fica muito revoltada com a situação, ainda mais porque haviam juras de amor eterno, durante os 12 anos em que viveram juntos. Por outro lado… Ainda que seja tudo uma invenção de Jostein Gaarder, é algo extremamente bem escrito. E ainda me puxou para uma obra, que se dependesse somente de mim, eu não leria (que é Confissões). Agora, quero muito saber mais sobre seus escritos, seus ideais cristãos e sua vida!

Título: Vita Brevis

Autor: Jostein Gaarder

Editora: Cia. das Letras (Selo Companhia de Bolso)

Páginas: 126 p.

Um comentário sobre “Resenha – Vita Brevis

Deixe um comentário

