Resenha – Mistério de Natal

Olá, tudo bem?

Sei que o Natal já foi embora, mas sempre é bom lembrar do gostinho dele: aquele gostinho de união, de felicidade, de ansiedade… Então hoje venho mostrar para vocês o livro Mistério de Natal!

misterio de natal

Mistério de Natal (Cia. das Letras, 2000, 263 p.), do autor norueguês Jostein Gaarder (se você não sabe, estou com um projeto de leitura para ler todos os livros do autor. Clique aqui para saber mais!) vai nos contar duas histórias aleatórias: a primeira é de Joaquim, um menino de cerca de oito anos de idade, que vai até a livraria local com seu pai, para comprar um calendário de Natal. Um parêntese: na Noruega, é comum para eles, ter em dezembro um calendário de parede, que vai do dia 01 ao dia 24 de dezembro. Cada dia de dezembro, eles abrem uma portinhola, onde no fundo contém uma imagem natalina. Nesta livraria, eles não encontram esse tal calendário. Mas na hora que estão saindo de lá, magicamente, Joaquim encontra um objeto desse próximo à vitrine. Pegando para ele, com a permissão do dono da loja, Joaquim logo começa a abrir a primeira portinha. E encontra-se com a “segunda” história do livro!

Elisabet é uma garotinha, também da Noruega, que tem a visita de um anjo. Este anjo lhe propõe voltar no tempo, e participar de um grande evento universal. Durante todo seu trajeto, ela vai conhecendo outros personagens que irão compor a história.

Calendarios de Advento - II

Clique na imagem para ir à fonte!

Minha opinião: Como a história é contada em 24 capítulos (utilizados como nomes, do dia 01 ao dia 24 de dezembro), eu e a @martaskoober resolvemos ler juntas. Um capítulo por dia, nada pesado. E a ansiedade foi crescendo tanto dentro de mim, na mesma intensidade com que foi crescendo no personagem Joaquim. Temos uma espécie de mistério que ronda toda a narrativa, de um personagem “secundário”. Mas o que temos de mais encantador são as mensagens de Natal que vamos aprendendo junto com Elisabet. Aquele sentimento de confraternização, amizade, unicidade, que o Natal tem a magia de colocar em nossos corações. O livro pode ser lido em qualquer época, mas indico demais para ler na época natalina =)

Se quiser dar uma olhada, na semana passada fiz o Vídeo resenha.

Título: Mistério de Natal

Autor: Jostein Gaarder

Editora: Cia. das Letras

Páginas: 263 p.

Anúncios

3 comentários sobre “Resenha – Mistério de Natal

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s