Indicação de Leitura – O sofá laranja

Olá, tudo bem?

Hoje venho indicar para vocês um livro bem fininho, mas com uma carga emocional bem densa. O sofá laranja (Tinta Negra, 2013, 112 p.), da autora Fania Szydlow Benchimol é um romance epistolar. As cartas são escritas pela Susan, e são endereçadas ao Sam. Todas datadas de janeiro de 2002. Porém, só vemos um lado da história: o dessa mulher. Sam nunca entra em contato.

sofá laranja

É uma história comum, mas com um pesar cotidiano tão triste, que é impossível você não sentir sequer um pouco de compaixão pela Susan. Afinal, em uma das cartas ela diz que eles viveram juntos por quarenta e sete anos, seis meses e quatorze dias. Hoje ela demonstra estar solitária, e não sabe viver com isso. Cenas do dia-a-dia são citadas, mas todas com melancolia. Por mais que possa parecer um livro comum ou simples, ele deixa de ser pelas entrelinhas. Além disso, temos a curiosidade de o que aconteceu com Sam. Porque ele não responde? Onde ele andará? Será que ele morreu, tem outra mulher, ou desapareceu? Um livro muito doce e super indicado!

Enquanto eu lia esse livro, lembrei muito da música Se puder sem medo, de Oswaldo Montenegro – que por sinal, eu considero a música brasileira mais poética e sentida.

Título: O sofá laranja

Autor: Fania Szydlow Benchimol

Editora: Tinta Negra

Páginas: 112 p.

Anúncios

2 comentários sobre “Indicação de Leitura – O sofá laranja

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s