Resenha – Destinatário desconhecido

Olá para você, tudo bem?

Esta não será exatamente uma resenha, mas uma indicação de leitura. É um livro bem fininho, e todos deveriam lê-lo.

destinatario

Destinatário desconhecido (Cia. das Letras, 2003, 80 p.), da autora Kathrine Kressmann Taylor, foi lançado pela primeira vez no ano de 1938. É um romance epistolar, e irá nos contar a história de Max e Martin. Martin mora na Alemanha e Max na Califórnia. O ano é 1932, e a primeira Guerra Mundial já havia terminado fazia catorze anos. Os dois são sócios de uma galeria de arte, e sempre se correspondem para perguntar de negócios, amigos e família. Porém, em uma das cartas de Max, ele indaga seu amigo sobre o já famoso Adolf Hitler. E aí a história dos dois amigos irá começar de verdade.

“A raça judia é uma chaga aberta em qualquer nação que a acolha. Jamais tive ódio ao judeu como indivíduo – você mesmo sempre foi um amigo para mim, e sabe muito bem que sou sincero ao dizer que sempre gostei de você, não por causa de sua raça, mas apesar dela.”

Minha opinião: Eu já havia lido este livro, há uns anos, talvez uns seis. Na época fiquei bem chocada com o final da história, mas não me lembrava muito bem o porquê. É um livro que não se passa totalmente, nem diretamente na Segunda Guerra Mundial. Há os planos de Hitler, há sua liderança, há seus ideais, e seus seguidores. E do outro lado, há uma amizade entre dois homens que, de alguma forma, é abalada pelos pensamentos nazistas. Eu não posso contar detalhes da história. Mas é um livro que te deixa triste e abismado, quando chega ao seu final. Leia!

Ah! Por trás da história, há também alguns fatos interessantes: a autora nasceu em 1903, em Portland. Trabalhava como redatora da publicidade, escrevendo para algumas pequenas revistas literárias. Quando lançou este livro, foi um estrondo: em 1939, já vendeu 50 mil exemplares (um número bem alto para aqueles tempos). Porém, como a maior parte da Europa já estava sob o jugo de Hitler, e a edição holandesa simplesmente desapareceu. E sua única aparição europeia, já estava na lista negra (lista de livros proibidos). E assim ficou ignorada por mais sessenta anos naquele continente.

Título: Destinatário Desconhecido

Autor: Kathrine Kressmann Taylor

Editora: Cia. das Letras

Páginas: 80 p.

Anúncios

4 comentários sobre “Resenha – Destinatário desconhecido

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s