Resenha – Mestre Gil de Ham

Oi gente, tudo certinho?

Nunca havia lido nada de Tolkien. Ok, pra ser sincera, comecei a ler O senhor dos aneis, há muito tempo… Mas não estava curtindo. Estava achando muito confuso, e eu já tinha assistido ao filme (que por sinal, até hoje eu amo!), então eu já sabia mais ou menos o que iria acontecer. Por conta disso, nunca mais li nada do autor. Mas resolvi parar de preconceito, e ler esse mestre da fantasia.

mestre gil

Mestre Gil de Ham (WMF Martins Fontes, 2012, 102 p. ), de J. R. R. Tolkien, conta a história de um fazendeiro que não tem qualquer sentimento de superioridade ou de grandeza, mas que é destinado a uma grande missão: expulsar um grande dragão, chamado Chrysophylax, que ameaça acabar com tudo no vale do Tâmisa, na cidadezinha chamada Ham (por isso mestre Gil “de Ham”, entendeu bem?!). Mas o fato de Gil ter de expulsar o dragão, vem de uma história anterior: ele “sem querer” expulsa um gigante míope de seu condadinho, e ganha do rei uma Caudimordax, que nada mais é que uma espada muito especial, que pertenceu a um grande matador de dragões. E muito mais que a espada, ele ganha a confiança do rei! Entre essas aventuras, Gil irá aprendendo a lidar com seus medos e anseios.

mestre gil2

Minha opinião: Muito melhor do que a primeira impressão, é a segunda! rs Achei um livro super divertido. O fato de o cachorrinho de Gil falar foi uma das coisas que mais me conquistaram no livro. O próprio personagem principal não é lá muito simpático, e foi isso que me chamou a atenção haha Ele é destrambelhado, fala na bucha, e além de tudo é ranzinza (gente, eu adoro personagens assim hahaha – eu sou assim!). O livro ainda contém uma versão “resumida”, e uma continuação que achei o máximo! Vou tentar explicar: seria uma continuação onde o Tolkien não coloca os nomes de personagens, e sim sua função. Por exemplo (um exemplo bem tosco): [os filhos] de Gil ainda perguntaram a ele o que a [esposa] acharia de tal situação. Imaginei o próprio autor escrevendo a história ❤

Título: Mestre Gil de Ham

Autor: J. R. R. Tolkien

Editora: WMF Martins Fontes

Páginas: 102 p.

4 comentários sobre “Resenha – Mestre Gil de Ham

Deixe um comentário

