Resenha – A invenção de Hugo Cabret

Olá gente, tudo bem?

Quando o livro que a gente lê, torna-se favorito, geralmente lemos novamente, não é?! Neste mês de julho, durante minhas férias, reli o belíssimo livro A invenção de Hugo Cabret.

a invenção de hugo

A invenção de Hugo Cabret (SM, 2007, 534 p.), de Brian Selznick, mostra a Paris de 1930. Hugo é um garoto órfão que mora dentro dos relógios da estação de trem. É ele quem arruma a hora todos os dias, pontualmente. Como Hugo mora sozinho, ele acaba tendo de roubar comida para sobreviver. Porém, rouba mais algumas coisinhas: uma das lojas da estação de trem, que é de brinquedo. E ele acaba surrupiando algumas peças de brinquedos, para que possa finalmente terminar de montar seu autômato. Um autômato é uma máquina (ou no caso, um boneco) que faz alguns movimentos sozinhos. Esse boneco é a única herança que seu pai lhe deixou, e Hugo acredita que quando o autômato começar a funcionar, irá lhe revelar alguma mensagem de seu pai. Porém, no meio disso tudo, o menino acaba ficando amigo da Isabelle, que aliás, é sobrinha do dono da loja de brinquedos (então, imaginem a situação!). Com o tio de Isabelle pegando um caderninho de Cabret, as crianças começarão a descobrir alguns mistérios que rondam a vida do misterioso tio.

a invenção

Minha opinião: Sabe essa imagem aí de cima? É uma das muitas que o autor e ilustrador Brian Selznick nos presenteia. O cara é um artista de mão cheia! Tanto para contar histórias, como para desenhar. O livro tem um desenvolvimento bem diferente dos livros “comuns”. Como é recheado de ilustrações, dá um ritmo diferente para a história: parece que estamos assistindo a um filme. A história é lindíssima, e trata de um assunto que interessa a muita gente: o cinema. Os personagens são muito carismáticos, e toda a trama e mistério que o autor propõe, são muito envolventes. Se você tiver a oportunidade, leia e aprecie esta obra de arte. É fantástica!

Este livro possui um filme, e o trailer você pode ver abaixo. Mas um aviso: se você não quer saber nada, nada da história, não assista! haha Tem algumas coisinhas dentro do trailer que podem ser vistas como spoiler!

Título: A invenção de Hugo Cabret

Autor: Brian Selznick

Editora: Edições SM

Páginas: 534 p.

Anúncios

2 comentários sobre “Resenha – A invenção de Hugo Cabret

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s