Resenha – Put some farofa

Oi gente, tudo bem aí?

Acho que estou pegando o jeito de ler livros no celular! =) E isso é muito bom! haha

PUT_SOME_FAROFA_1414030100B

Put some farofa (Companhia das Letras, 2014, 208 p.), do autor e comediante Gregório Duvivier é um livro de crônicas, as quais foram lançadas no jornal Folha de São Paulo, e algumas esquetes para o canal de humor Porta dos Fundos. A crônica que dá título ao livro foi lançada em julho de 2014 e tornou-se um viral rapidamente na internet, chegando até mesmo a ser comentada em um artigo na Washington Post. Todas suas crônicas tem um traço irônico muito forte e presente, e cutuca mesmo a ferida dos chamados politicamente corretos. Muitas crônicas são escritos em correntes de pensamento, isto é, não contém pontuação ‘normal’, ou para separar os diálogos são utilizadas apenas vírgulas. Há vários textos bem imaginativos sobre pauta (que ele deve mandar para o Jornal), sobre a vida íntima-universal (aquela que acontece com todos nós, mas na intimidade), sobre relacionamentos, sobre o amor e o ódio, sobre a vida.

Minha opinião: Achei um livro ok. Muito além do provocativo, vi alguns um pouco maliciosos e pretensiosos. Sabe quando alguém quer respeito, mas não respeita a opinião alheia? Claro que o Porta dos Fundos oferece vídeos nesse estilo, que não são “politicamente corretos”. O problema está na generalização. Não acredito que falando mal de cristãos, ou budistas, o texto será mais significativo ou mais importante ou respeitoso que outros. Como também não acredito no total respeito (não generalizando, me entendam!!) ou desrespeito que algumas pessoas que são de uma religião X têm com a religião Y. Como eu disse antes, é um livro para tocar na ferida, para provocar, mas para fazer pensar. Alguns dos textos me emocionaram bastante, como “Conto de Natal” e “Túnel do tempo”, e alguns me fizeram dar gargalhadas, como “A vida no hospício” e “Intimidade”.

Título: Put some farofa

Autor: Gregório Duvivier

Editora: Companhia das Letras

Páginas: 208 p.

5 comentários sobre “Resenha – Put some farofa

  1. Bom saber que esse livro é legal. Depois do livro de poesias dele, que achei totalmente pretensioso e chato, não quis mais saber de nenhum escrito dele, e olha que gosto muito do Gregório (como ator). Mas agora tentarei dar outra chance.
    Beijos!

    • Tente… Não foi a melhor leitura da minha vida, mas deu pra dar um pouco de risada. O de poesias eu ouvi falar isso já, que é pretensioso…. Mas ainda assim fiquei curiosa rsrs
      Beijos!

  2. Oi, tudo bem?
    Acredita que eu não leio no celular? Li uma vez só e acho que será a única, não tenho paciência com celular, me distraio muito fácil kkkkkkkkkk
    Sobre esse livro, eu confesso que não acompanho o canal e nem o autor, então não fico muito animada, mas acredito que deve render boas gargalhadas mesmo.

    Beijos :*

Deixe um comentário

