Resenha – Plutão

Oi gente, tudo bem?

Hoje vamos conversar um pouco sobre um livro bem curtinho, mas com uma mensagem maravilhosa.

A autora R. J. Palacio lançou atualmente o livro Plutão, disponível apenas em e-book, que é um fragmento da história Extraordinário (Intrínseca, 2013, 320 p.). Será que posso chamar assim? rs No ano passado ela lançou O Capítulo de Julian (Intrínseca, 2014, 96 p., e-book), que conta o ponto de vista do personagem Julian, um dos meninos que praticava Bullying com o August, personagem principal e narrador de Extraordinário. Em Plutão (Intrínseca, 2015, 90 p.), vamos conhecer o ponto de vista e um pouquinho mais da vida de Christopher. Mas antes, vamos dar somente uma passada pela história de Extraordinário, para o caso de você ainda não ter lido, não se sinta perdido rs.

download

Em Extraordinário, conhecemos August Pullman , o Auggie, um menino que tem feições incomuns. Ele sofre de uma doença rara, onde sua face é deformada. Ele deve passar por muitos médicos e tratamentos, para que possa ter uma vida normal. Neste livro, nosso protagonista vai encarar a escola e seus novos amigos – e até mesmo “inimigos”. Tudo é contado de uma forma muito simples, direta e sincera. Já no livro O Capítulo de Julian, é-nos apresentado o garoto que praticava bullying com Auggie, e seu ponto de vista. Será que o garoto tem motivos para a prática de  toda a afronta com August? Porque ele faz isso?

Depois de explicados – beeeem rasamente – os dois livros anteriores à Plutão, vamos ao dito cujo! Plutão apresenta-nos Christopher, um garoto que é o melhor amigo de Auggie, desde pequenininho. Suas mães também são melhores amigas, e posso arriscar dizer que são praticamente irmãs, de tão leais. À medida que vão crescendo, coisas da vida acabam “separando” um pouquinho os dois. São mudanças de casa, de escola, novos amigos, e até meso a pré-adolescência que vem chegando. Chris sempre se lembra de Auggie de uma forma carinhosa e mostra para nós que mesmo à distância, a amizade não fica abalada.

trec

Minha opinião: Pode ter certeza de que não contei nada sobre a história. Não é somente uma história sobre a amizade, mas sobre a fidelidade e o amor ao próximo. O livro é narrado pelo próprio Chris, um garoto de mais ou menos 12 anos. Mesmo com seus “defeitos” (que na verdade, são birras da idade rs), é um garoto muito amoroso e companheiro. Fiquei totalmente apaixonada pelo Chris, e o desenrolar da história toda. Ele narra também algumas situações que passou com Auggie, e são talvez, as melhores partes da história. O papel da família na história também é super importante, e nos faz pensar que a educação vem realmente de berço. Um amor em forma de livro!

Título: Plutão

Autor: R. J. Palacio

Editora: Intrínseca

Páginas: 90 p.

Anúncios

3 comentários sobre “Resenha – Plutão

  1. Oi, tudo bem?
    Eu amo de paixão Extraordinário, por isso quando fiquei sabendo desse conto fiquei super animada e embora não leio ebooks, eu quero ler pra já esse kkkk Imagino que vou amar essa história e me apaixonar por Chris também *-*

    Beijos :*

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s