Resenha – Malala: A menina mais corajosa do mundo

Olá pessoal, tudo bem?

Hoje venho falar de um livro muito bacana. Ele está inserido em meu Desafio Livrada 2015, na categoria Livro Infanto Juvenil. Mas Dani, Malala não é infanto juvenil, é livro reportagem / biografia. Nãão… O livro de hoje é infanto-juvenil sim 😉

malala

Temos o livro Eu sou Malala, escrito pela própria Malala Yousafzai, e publicado pela editora Companhia das Letras. Porém, o livro resenhado hoje será Malala: A menina mais corajosa do mundo (Agir, 2013, 192 p.), da autora Viviana Mazza. Ele é voltado para o público mais jovem, e conta de forma romanceada a vida da nossa ganhadora do prêmio Nobel da Paz. Quando tinha 11 anos, Malala resolveu lutar pela educação de seu país, o Paquistão. Na época, os Talibãs proibiam o estudo de meninas em escolas. Com seus discursos (que antes não tinham muita visibilidade da imprensa mundial), acabou atraindo lobos para sua toca de cordeiro. Um dia, indo para a escola (em 2012), os Talibãs invadiram seu ônibus e atiraram nela e em mais duas amigas. Quase a mataram, dando um tiro em sua testa. Nem mesmo desse modo, esta incrível garota deixou de lutar pelo seu direito – e ainda tirou do silêncio várias meninas do mundo inteiro.

malala trecho malala cap 1

Minha opinião: O livro é escrito de forma bem leve, mas não menos comovente. A razão pela qual Malala luta é tão essencial ao ser humano, que é muito triste pensarmos que existem pessoas (e más pessoas) que impedem, que retiram totalmente o direito de alguém estudar, só pelo fato de ser do sexo feminino. Malala é uma garota muito forte, muito sensata. Com muita educação (no sentido moral da palavra), pediu para estudar. Com muita paz enfrentou os Talibãs. Com o uso das palavras exigiu seu direito. E foi com isso que conquistou o mais belo prêmio que alguém poderia receber. Não o Nobel da Paz, pois isto é algo palpável. Mas recebeu o reconhecimento do mundo. Uma menina – não uma mulher “formada”, mas uma garota que desde os seus 11 anos – que lutou pelo seu direito, sem violência, com belas palavras, com gestos nobres. Uma menina que pediu para estudar, para adquirir conhecimento. Conhecimento, pois sabedoria recebeu da família. Seus pais – especialmente o pai, que tinha mais voz naquele povo, naquela cultura – ensinaram a moral, a educação e a ética dentro de casa. Ensinaram a não guerrear, mas a dialogar, a exigir seus direitos com o que temos de mais precioso: a palavra. Excelente livro, principalmente para os jovens. A editora Companhia das Letrinhas está para publicar também o livro infantil baseado na vida de Malala (chama-se Malala, a menina que queria ir pra escola). Acho importante toda esta extensão de sua história, para que mais pessoas (sejam adultos, crianças, jovens ou idosos) conheçam a incrível história.

Veja aqui o Discurso que Malala deu para a ONU em 2013 (você deve clicar em Legendas, para ativar).

Só mais um parêntese: Na atual situação em que estamos, com greve de professores, e o governo inibindo cada vez mais o direito à educação… Qual a nossa posição nisso tudo?

Título: Malala, a menina mais corajosa do mundo

Autor: Viviana Mazza

Editora: Agir

Páginas: 192 p.

Anúncios

7 comentários sobre “Resenha – Malala: A menina mais corajosa do mundo

  1. Gente eu não sabia que o tiro tinha sido na testa! 😳😳😳
    Essa menina é fantástica mesmo, o transtorno todo que passou por querer apenas estudar.
    E qt a greve de professores, acho que a Malala deveria conversar com o Alckmin e fazer com que ele entenda como os professores e a educação são importantes. Se professor tivesse o mesmo respeito que jogador de futebol ou o mesmo salário que um senador ou qq outro politico as coisas seriam bem diferentes no Brasil.

    • Exato. Li uma notícia de que alguns professores estavam fazendo uma carta (ou já tinham feito, não sei) para entregar à ONU, por causa da tremenda violência com que foram tratados lá em Curitiba. Dá até vergonha né, precisar de um órgão internacional pra cuidar de assuntos que poderiam ser tratados com tanta “facilidade”.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s