Resenha – O médico e o monstro

Olá gente, tudo bem?

o medico

O médico e o monstro: Dr. Jekyll e Mr. Hyde (L&PM Pocket, 2002, 104 p.), de R. L. Stevenson é considerado um dos clássicos do terror. Mister Utterson é um advogado muito bondoso, retraído e de grande generosidade. Um dia, conversando com seu amigo Enfield, este o deixou a par de uma situação bem estranha: um homem de baixa estatura, corcunda e um tanto estranho caminhava por uma rua deserta em plenas três horas da manhã. Deu uma topada com uma menina de oito ou dez anos, e depois da batida de frente, começou a pisoteá-la violentamente, deixando-a no chão gritando. Somos também apresentados no decorrer da história ao personagem que dá o subtítulo do livro: Henry Jekyll, um médico muito conhecido, correto e respeitado. Certo dia, Utterson recebe o testamento de Jekyll, e vê que ele oferece tudo o que tem para Mr. Hyde. Não fazendo ideia de quem seja este “amigo” de Jekyll, Utterson vai atrás de informações e dá-se diante de uma terrível conclusão.

Imagem retirada da Internet

Imagem retirada da Internet

Minha opinião: Esta é a segunda vez que leio O médico e o monstro. Já deu para ver que estou com algumas releituras este ano, não é?! rs Sim, quero reler alguns outros livros só para ter registrada minha opinião aqui no blog, e quem sabe, fazer com que vocês tenham vontade de ler também 🙂  Este é mais um livro daqueles que quase todo mundo já conhece ao menos por cima a história. Dr. Jekyll e Mr. Hyde são personagens quase inesquecíveis da literatura universal. [contém possíveis SpoilersQuando li pela primeira vez, comentei com alguém que eu já sabia do que se tratava a história. Mas que a escrita de Stevenson é tão convincente que quase caí na pegadinha de que eram duas pessoas diferentes. Hoje não vejo desta forma. [fim do possível Spoiler] A escrita dele é legal… Meio parada, mas legal rs Mas não foi tãão convincente como quando eu li da primeira vez (mesmo já sabendo da história, ficamos na expectativa de que a leitura irá convencer, claro). Acho que muitas coisas que o autor colocou na história poderia ser tratada de outra forma, aumentando ainda mais o suspense do que estava para ser descoberto. Em dado momento do livro, a história fica ainda mais parada, com a participação de vários personagens que não são tão importantes no texto. Não sei se desta vez a leitura foi tão incrível para mim, como foi da primeira vez. Indico sim, para quem não conhece a história, mas lembre-se: é uma história lenta, com algumas descrições que não farão diferença na conclusão. 

Título: O médico e o monstro

Autor: R. L. Stevenson

Editora: L&PM Pocket

Páginas: 104 p.

7 comentários sobre “Resenha – O médico e o monstro

  1. Terminei a leitura deste livro tem alguns dias… Foi a primeira leitura, mas eu já sabia do “possível spoiler” e confesso que isso atrapalhou um pouco.
    Não tendo muita relação, me lembrou Psicose, livro que eu achei incrível e que não sabia nada a respeito, tirando a cena famosa do banheiro… acho que se soubesse mais da história, talvez não fosse tão bom. Acredito que o mesmo valha para esta obra.
    Ainda assim gostei bastante e achei interessante essa questão de separar o bem do mal… e… por alguns momentos quase fui “enganada”.

    • Eu também Raíssa, da primeira vez, mesmo já sabendo da história no geral, quase fui enganada rsrs
      Psicose eu espero ler logo. Sou muito curiosa quanto à história, e acabei comprando o filme este ano também… Fora a série Bates Motel que pretendo assistir haha Muito livro/série/filme pra uma vida só né!

      • Assisti a primeira temporada de Bates Motel, é bem legal, mas… achei meio “diferente” ser ambientada nos dias de hoje…
        Sobre o livro leia e leia logo! rs
        É muitooo bom mesmo, mas não veja nada antes, nem o seriado e nem o filme…

Deixe um comentário

