Resenha – Sangue Azul

Olá pessoas, tudo certo?

sangue azul1

Demorei milianos para ler este belíssimo livro. Já falei dele aqui várias vezes, e em todas as vezes ele estava com o status de “estou lendo”. Mas tenho razões, e vou explicar. É um livro grande (na minha opinião, já que leio muito no ônibus, e isso pesa bastante na bolsa rsrs). Durante este um mês que li o livro, passei por uma pequena ressaca literária. Porém, é um livro de parceria, e sim, temos prazos. Eu ultrapassei o prazo. Já pedi as devidas desculpas à Cleide (desculpa de novo Cleide! rs). Mas sabe qual o ponto alto de eu não ter terminado de ler antes?  É um livro agradavelmente lindo, fazendo com que eu não quisesse que acabasse. E também expliquei isso à Cleide. Sinceridade acima de tudo! rs

sangue azul2

Sangue azul (Miguilim, 2014, 404 p.), da autora brasileira Ana Carolina Delmas, irá nos contar a história de Olívia Spenser, uma garota que se acha bem normal e não vê graça nenhuma em sua vida. Seus pais, para tentar ajudar a mocinha a lidar com a solidão, acabam se mudando para Londres. Um dia ela vai ao cinema sozinha, e saindo da sessão, vê um garoto muito bonito a observando. Pensa ser um flerte comum e segue sua vida; mas acaba encontrando-se novamente com ele dentro do metrô. Nicolas é o nome do admirador, e logo já se junta a Olívia para conversar. Falam sobre Jane Austen e outros autores (diga-se de passagem… falam bastante sobre Orgulho e Preconceito, que estou lendo no momento – cof cof), mas logo chega a estação que Olívia deve descer. Já tarde da noite (para uma mocinha rs), Nicolas resolve seguir Olívia para protegê-la. Inesperadamente, mas como se isso já estivesse nos planos do destino, os dois se beijam. Ali começa um relacionamento puro e emocionante.

“Percebi que não se encaixar nos padrões de normalidade é fantástico! Literalmente! Confesso que é muito difícil manter o coração e a mente abertos para as mudanças que acontecem, mas quando parei de lutar contra elas, encontrei meu lugar.”

Entretanto… O livro é muito (muito!) mais que um romance adolescente. Isso acontece somente nas primeiras 20 páginas do livro. Apesar de Olívia ter dado um beijo em um “estranho”, ela ainda pede algo que comprove sua identidade. Nicolas lhe entrega um cartão de visita, mostrando que ele trabalhava para o governo e era um arqueólogo. Nossa protagonista procura sua identidade no Google e tudo haha. Depois de tudo confirmado, acabam firmando um relacionamento. Uma noite, num estacionamento, Olívia descobre a verdadeira identidade de Nicolas: ele é um vampiro (não, isto não é um spoiler), e naquele momento deve matar vários outros vampiros que tentam lhe atacar. Minha gente, depois dessa descoberta, a vida de Olívia terá uma reviravolta tão grande, mas tão grande… Encontra-se perante uma profecia, e todos que a amam correm risco de vida. Ela deve fazer de tudo para salvá-los – e salvar a si mesma -, com a ajuda de vários animais fantásticos, bruxos, vampiros, elfos, centauros, um unicórnio e uma fênix.

sangue azul3

Minha opinião: Como sempre, não sei por onde começar! haha A escrita de Ana Carolina é impecável! No começo do livro, confesso que estranhei um pouco. Ela apresenta a nós, leitores, vários fatos históricos, locais históricos, nomes de famílias… E imaginei que isso me confundiria. Mas não: isso ajudou – e muito! – no entendimento da história toda. Como Nicolas trabalha em um Museu, Ana acaba narrando tantas histórias (reais) fantásticas, tantos documentos, situações, que são de tirar o fôlego de qualquer amante de História.

É uma delícia ler um livro onde o autor cita livros, não é?! E quando o autor, além de citar livros, demonstra um amor tão grande por este objeto mágico? Imaginem então: o pai de Olívia é livreiro! Um universo totalmente encantado já começa aí. Uma vida em meio a livros… Coisa que todos nós sonhamos.

Nicolas também tem amigos incríveis: Leônidas e Vianne. Os dois são donos de um Café, chamado Seacláid, que quer dizer chocolate em irlandês. Gente, a cena em que é descrita a apresentação de Olívia à Vianne é tão apetitosa… hahaha Dá vontade de comer o tal bolo que Vianne oferece à Olívia.

A história é contada por três pessoas: um narrador todo-poderoso, que sabe de tudo; Olívia, que conta seu lado da história, abrangendo uns 90% do livr;, e temos uns dois capítulos onde Nicolas (coitado) também narra sua visão. Digo coitado por um motivo: gente, como a Olívia é espalhafatosa em seus atos haha Ela é extremamente igual a mim (disse mamãe): age por impulso, quer fazer tudo sozinha, sem ajuda de ninguém.

Ah, mais uma coisa: Ana cria tantos seres fantásticos, que dá vontade de levar todos pra casa! Estou apaixonada pelos talulos, que são seres que ficam peludinhos quando confiam na pessoa (se não, tem espinhos em riste em todo o corpo). Na realidade, não quando confiam nas pessoas, pois os humanos não podem enxergá-los, somente seres fantásticos.

É um livro altamente indicado para quem gosta de fantasia. Ana Carolina Delmas soube utilizar fantasia, história, romance, suspense, ação… Tudo em um livro só. E admito: antes de terminar de ler, ele já havia ido para meus favoritos da vida.

Título: Sangue Azul

Autor: Ana Carolina Delmas

Editora: Miguilim

Páginas: 404 p.

PS:

Comentei durante o mês inteiro com minha mãe sobre este livro. Um dos comentários que ela fez foi: que o livro deveria virar filme. E eu concordo plenamente com ela. E um outro dia, quando conversávamos, eu disse à ela que gostaria muito de ser uma elfa, pois assim poderia conversar com os animais. Vai vendo…

– Mãe, queria ser uma elfa, assim eu poderia conversar com os animais.

– Então você já é uma elfa. Você conversa com o Tobi [meu cachorro], com o Alfredo [meu peixe], e até com seus cactos!

– Mas mãe, eu não sou uma elfa completa. Eles não me respondem!

– Como não? Olha o tanto de amor que eles dão para você! É o jeitinho de eles falarem com você, Dani.

Ooown meu Deus! Mãe é tudo né?!

8 comentários sobre “Resenha – Sangue Azul

Deixe um comentário

