Resenha – Vestido de Noiva

Olá pessoal, tudo bem?

Cansei de falar isso aqui, mas tenho muita dificuldade em ler livros em forma de peça de teatro. E Vestido de Noiva comprovou mais uma vez isso…

vestido

Vestido de noiva (Folha de São Paulo, 2008, 88 p.), escrito por Nelson Rodrigues, cria uma ambientação bem diferente. A história é dividida em três luzes: memória, alucinação e realidade. Conhecemos Alaíde e Clessi. Alaíde está num plano superior e vê uma mesa de cirurgia com alguém ali. Conversa com Clessi, uma mulher da vida que já está morta. E em todos os lugares, e em todos os homens, Alaíde vê seu noivo, Pedro. Alaíde vai contando de sua vida para Clessi, e relembra com muita dor o dia de seu casamento. Realidade, alucinação e memória se confundem, e o leitor deve se localizar, para saber o que nossa protagonista está tentando nos contar – e decifrar.

Minha opinião: Mesmo tendo dificuldade com a leitura, fiquei feliz em ter concluído este livro (que por sinal está no meu Desafio Livrada 2015). É uma peça que dá vontade de assistir. Com esta divisão de luzes, ou planos (como queira chamar) – realidade, alucinação e memória -, o leitor fica sim, um pouco confuso, porém, dá um quê a mais na história. Cria um suspense bem interessante, e ficamos nos perguntando durante toda a história o que é verdade e o que não é. Com Alaíde já estando morta, e com a situação em que ela se encontra, desconfiamos de sua memória verdadeira. Estaria ela coberta de sentimentalismos, ou tendo real lembrança de tudo o que aconteceu em vida?

Título: Vestido de noiva

Autor: Nelson Rodrigues

Editora: Folha de São Paulo

Páginas: 88 p.

Anúncios

3 comentários sobre “Resenha – Vestido de Noiva

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s