Resenha – Guadalupe [HQ]

Oi gente, boa tarde!

Faz tempinho que li esta HQ, mas somente agora está saindo resenha. Por N motivos; um deles, aquela eterna questão: gostei ou não da história? rs

DSCN0943

Guadalupe (Quadrinhos na Cia., 2012, 120 p.) é escrito por Angélica Freitas e ilustrado por Odyr. Conta a história de Guadalupe, uma garota de 30 anos que tem um tio chamado Minerva Maravilha, travesti e dono de uma livraria (ou sebo, se preferir, pois vende obras já usadas). Guadalupe tem também como parente mais próxima, sua avó, Elvira, uma senhorinha que dirige sua moto como uma maluca no centro urbano do México. Nossa protagonista relembra vários fatos que ocorreram em sua infância com o tio, e volta sua mente ao momento atual. Vimos o quanto a vida da família foi difícil financeiramente, e ainda assim conseguiram de alguma forma passar por cima dos obstáculos.

DSCN0946 DSCN0944

Minha opinião: Não posso dizer que amei o quadrinho. Gostei. É uma história simples, de uma vida bem simples. Mas os traços são muito fortes, e isso talvez tenha atrapalhado minha apreciação. Teve uma parte que fiquei triste. Bem triste – quando tocam no assunto de velhinhos e velhinhas, aí meu amigo… Toca fundo no coração rs. É interessante vermos a cultura mexicana inserida na história – com gírias, e acredito que algumas lendas. Não afirmo esta parte porque não fui atrás para saber se há realmente algumas lendas envolvidas na história. Não foi um livro que me agradou tanto assim para que eu corresse atrás de mais coisas rs.

Título: Guadalupe

Autor: Angélica Freitas

Editora: Companhia das Letras (Quadrinhos na Cia.)

Páginas: 120 p.

Um comentário sobre “Resenha – Guadalupe [HQ]

Deixe um comentário

