Resenha – Chapeuzinhos coloridos

Olá pra vocês!

Eu acho simplesmente uma genialidade transformar uma história em outra, isto é, recontá-la de maneira diferente. Agora pensa que uma história pode ser transformada em seis! Foi isso que José Roberto Torero e Marcus Pimenta fizeram em Chapeuzinhos coloridos (Objetiva [selo Alfaguara], 2010, 56 p.). Neste livro, iremos conhecer não a habitual Chapeuzinho vermelho, mas as Chapeuzinhos azul, verde, branco, lilás, preto e cor de abóbora. Cada uma com uma personalidade diferente, os autores conseguem literalmente recontar o conto de fadas tão conhecido.

chapeuzinhos

Por vezes, a história pode soar macabra, ou bizarra, dependendo da cor de suas vestimentas. Uma é gulosa, a outra é vaidosa, e ainda outra é interessada em dinheiro… Mas todas as histórias não perdem sua essência. Com músicas melodiosas, e letras totalmente diferentes de “Pela estrada afora eu vou tão sozinha, levar esses doces para a vovozinha”, as personagens são trocadas por lobos bons, vovozinhas espertas e caçadores nem tão corajosos. Também são abordados temas muito interessantes, como a morte, o tempo e os sonhos.

DSCN0729 DSCN0730 DSCN0731 DSCN0732

Achei a escrita deliciosa. Várias partes são “repetidas”, como o começo da história, dando uma pequena introdução e apresentação dos personagens. E isto é algo interessante para ler em sala de aula. As crianças ficam envolvidas com as tramas, e pelos diálogos, consegue-se até mesmo fazer um teatrinho. As ilustrações de Marilia Pirillo também encantam. Sempre com algo a ensinar, José e Marcus fizeram um lindo trabalho.

Veja a apresentação do livro no canal da Editora Objetiva:

Título: Chapeuzinhos Coloridos

Autores: José Roberto Torero e Marcus Pimenta

Editora: Objetiva, selo Alfaguara

Páginas: 56

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s