Projeto voltando às Raízes #7- As luzes de setembro

Olá! Tudo bem por aí?

Dando continuidade ao meu Projeto Voltando às Raízes, hoje trago a vocês um autor que muuita gente ainda não conhece: Carlos Ruiz Zafón, que é um de meus autores favoritos (abaixo um link, se você quiser saber mais sobre ele).

zafon zafon2

Resenha: Entre os primeiros livros do autor, temos As luzes de setembro (Suma de letras, 1995©, 231 p. [edição de 2013]). Faz parte da Trilogia da Névoa. Dizem que este é o terceiro livro da trilogia. Mas pessoalmente, não vejo muita “ordem” na coisa rs. Alguns personagens, lembro-me vagamente de seus nomes, porém, em nada altera o resultado final de nossa leitura. Conseguimos entender toda a história muito bem, sem precisarmos de outras apresentações de personagens dos outros dois livros (O príncipe da névoa e O palácio da meia-noite). As luzes de setembro, irá contar a história de Simone Sauvelle, e seus dois filhos: Dorian e Irene. Os três moravam em Paris, mas quando o marido de Simone falece, deixa muitas contas a serem pagas, tendo eles que se refugiarem em outra cidade, para que as coisas acalmem um pouco. Mudando-se para Baía Azul, uma cidadezinha litorânea, a mãe começa a trabalhar para Lazarus Jann, um fabricante de brinquedos, que mora em uma mansão (denominada Cravenmoore). Nesta cidade, Irene acaba conhecendo Hannah, uma mocinha muito faladeira, que é cozinheira de Cravenmoore. Tudo corre muito bem e muito tranquilo, quando Hannah é encontrada morta, de forma muito misteriosa. Irene, Ismael (primo de Hannah) e Dorian terão de enfrentar estranhas criaturas sozinhos.

luzes de setembro

Minha opinião: Das leituras de Zafón, a Trilogia da Névoa é a que menos gosto. Porém, devo sempre lembrar que era o início de sua carreira como escritor. Seus escritos estavam bem infantis (bem mesmo), e a carga de aventuras que encontramos em A sombra do vento não é tão emocionante assim. Em todo caso, As luzes de setembro é o melhor livro desta trilogia. Percebemos a evolução escrita de Zafón do primeiro livro, O príncipe da névoa, para este. Suas ideias estão um pouco mais maduras e a história corre com melhor desenvoltura. O clima de suspense começa a aumentar bastante, e ele não mede mais tanto as palavras, quando quer dizer que é ‘uma força maligna’ que está correndo atrás dos personagens. Sentimos no primeiro e segundo livros que ele tem receio de dizer alguns termos. Outro ponto altíssimo em seus livros (incluindo ALDS) é seu transparente amor pelos livros e leitura. Em vários quotes vemos o quanto o autor tem extrema paixão em ler. E isso anima-nos muito a continuar com a história. Nada melhor um autor que goste tanto de ler quanto de escrever.

Tinha aprendido a ler – um milagre – e a maioria dos meus amigos eram livros. Isso até seria um motivo de preocupação para minha mãe, se ela não tivesse problemas mais urgentes em casa. (p. 77)

Zafón também joga em nossa cara sua habilidade de criar histórias dentro de histórias – e deixar-nos com água na boca para sabermos o final de todas (ou a história completa). Ele consegue chamar a atenção tanto para a história principal do livro, como para as outras anexas. Vamos combinar que essa e uma habilidade maravilhosa, quando escrita da forma correta!

Sobre o autor

Vídeo resenha:

Título: As luzes de setembro

Autor: Carlos Ruiz Zafón

Editora: Suma de letras

Páginas: 231 p.

Anúncios

2 comentários sobre “Projeto voltando às Raízes #7- As luzes de setembro

  1. Danii sou eu de novo! rs
    Eu não tenho esse mas comprei aquele box que tem A sombra do Vento, O jogo do anjo e mais algum que eu não lembro! Vc já leu A sombra do vento? O que vc achou? Todo mundo diz que a ordem não importa tanto assim… tanto que o box que comprei algumas pessoas falam para ler em uma sequencia e outros falam para ler em outra então vou fazer mamãe mandou e já era haha!

    Beijão!

    • Então, eu li todos dele já kkkk
      Eu li na ordem A sombra do vento, O jogo do anjo e O prisioneiro do céu. Acho que fez mais sentido sim rsrs
      É que alguns personagens são apresentados nO jogo do anjo, então se ler os outros primeiro, acho que ficaria meio jogado haha
      Beijoo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s