A passarinha avoou

Aquele azul clarinho não será mais visto com o mesmo olhar. Aquela panelinha de ferro preta não será mais motivo de piadas internas. Aquele sorrisinho inocente não será nunca mais visto. E as piadas não serão mais ouvidas. As mãozinhas miúdas, com dedinhos tortos, não apertarão mais as minhas mãos. Aquele olhar azul não me olhará mais. Aquela boquinha pequena, de passarinha, não dirá mais para mim: “quero café”.

Nunca a vi chorar. Nunca a vi reclamar de nada. Apenas do cansaço. Cansaço de ficar um ano e meio numa cama. Cansaço de assistir todos os dias aos mesmos programas. Cansaço de não ter todos ali em volta dela. Cansaço de não poder mais comer o que gostava. Queria comer coxinha com Coca-Cola. Queria andar lá fora, andar com as próprias pernas. Queria poder novamente fazer bolo de fubá para os netos. Queria poder correr atrás do bisneto lindo e bagunceiro, que nasceu quando ela caiu. Mas alguns dias pra cá, ela queria apenas uma coisa: ir embora. Avoar.

Já era cliente de carteirinha da Santa Casa. Os enfermeiros conheciam a avozinha como “avozinha dos olhos azuis”, ou “passarinha”. Todos a amavam. Ela nunca reclamou de nada, nem da demora, nem da falta de tempero, nem do atendimento que às vezes, deixava a desejar. Apenas agradecia por tudo. Sempre agradeceu.

Quarta feira, dia 12 de novembro, a passarinha foi embora. Como ela mesma diria, a passarinha avoou. Foi encontrar a paz que desejava, que tanto pedia. Dela, só nos resta a saudade e nada mais. Não deixou posses, não deixou contas a pagar, não deixou mágoas nem rancor. Deixou amor e simplicidade. Deixou apenas o que sempre ensinou aos seus filhos e netos. A união familiar, o perdão, a felicidade, a paz.

1383108_367442550081303_5851584045749512912_n

Ainda não me dei conta do que aconteceu. Ainda estou aérea. Ainda imagino que tudo não passa de uma de suas muitas brincadeiras. Logo ela volta. Ela só foi ali perto, na padaria, buscar pão, e já volta. Ela nunca irá embora.

Anúncios

Um comentário sobre “A passarinha avoou

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s