Resenha – Eu me chamo Antônio

Antônio é um personagem real-fictício, vivido e retratado por Pedro Gabriel. O autor, nascido na África, mais especificamente em Chade, veio para o Brasil com 12 anos de idade. Sua adaptação à língua portuguesa foi difícil, mas dali nasceu uma incrível habilidade de brincar com as palavras. Eu me chamo Antônio (Intrínseca, 2013, 192 p.) é sua primeira obra. As poesias contidas no livro, são inspiradas em suas andanças pelos bares mais badalados do Rio de Janeiro, e foram todas escritas em guardanapos de papel.

antonio

Antônio, ou melhor, Pedro, revela seus sentimentos pela poesia e pelos desenhos, de forma muito amigável – e às vezes, com letras pouco sóbrias. Faz jogo com as palavras, e as transforma em arrepios. Em diversas de suas poesias, sente-se um teor entristecido, e logo em outros, um sentimento muito esperançoso de que tudo irá ficar bem.

DSCN0695

No final do livro, há um pequeno “tradutor” de suas poesias, pois como eu disse, algumas foram escritas de forma bem difícil de ser decifrada. Por diversão, consegui decifrar quase todas – deixei apenas três de lado, que estas estavam impossíveis de descobrir o que ele havia escrito rs

DSCN0696 DSCN0697

Indico demais este livro para todos! Mesmo havendo algumas frases meio “clichês”, isto é, frases que já ouvimos diversas vezes, mas ditas com alguma palavra diferente, porém com significado igual, achei totalmente impressionante como ele brinca com as palavras. E já estou ansiosa pelo segundo volume!

Título: Eu me chamo Antônio

Autor: Pedro Antônio Gabriel

Editora: Intrínseca

Páginas: 192 p.

2 comentários sobre “Resenha – Eu me chamo Antônio

  1. Ai eu queria esse livro!! Entristecido??? Nossa eu adoro sofrer agora eu quero mais! E vai ter o Segundo Antônio, uma coisa assim, não vai?
    Adorei Dani! Esse livro e pó de lua devem ser sensacionais! Gostaria de tê-los na estante e ficar viajando no jogo de palavras! *_*

Deixe um comentário

