Resenha – Retalhos

Olá! Tudo certo aí?

Hoje venho falar da primeira Graphic Novel que li! =) Fiquei muito satisfeita com a qualidade, tanto da edição, como dos traços, e principalmente, a qualidade da própria história. Um livro triste e com muitos significados. Retalhos (Companhia das Letras, 2009, 592 p.), de Craig Thompson, irá contar a história de vida do próprio  autor. Com lembranças de sua infância e adolescência, o autor mostrará com extrema sensibilidade a magia do primeiro amor, e os ensinamentos que este pôde lhe oferecer.

Craig narra sua convivência com o irmão mais novo, com quem dividiu a cama durante toda a infância. Carrega um sentimento de culpa por não ter cuidado tão bem do irmão quanto poderia. Coisas que quando somos crianças, fazemos na inocência, como “culpar” o irmão por algo que fizemos, ou não dar a devida credibilidade a ele quando ele mais precisa. Porém, sua infância retrógrada em seu mundinho, fez dele um adolescente muito tímido e ainda mais retraído. Com a influência religiosa da mãe, Craig tinha um certo “medo” do mundo lá fora, e obedecia copiosamente as regras religiosas impostas pela progenitora, pelo pastor e pela professora da escola dominical. Ao encontrar Raina descobre não só o primeiro amor, mas valores e conceitos que antes não tinha conhecimento – e se tinha conhecimento, não entrava em contato por medo, puro medo.

DSCN0600 DSCN0601 DSCN0602

O livro em geral é isto: divagações do autor entre infância e adolescência, e como toda sua convivência com Raina – e depois vivência com os aprendizados que ela lhe oferece – foram essenciais para sua formação.

Um livro maravilhoso, que posso afirmar não ser leve (nos dois sentidos rs). Traz algumas cenas bem doloridas, sem ao menos precisar de balão de diálogo. Algumas partes são desenhadas de forma que entendemos que é um sonho ou sentimento do autor: e sentimo-nos do mesmo jeito que ele se sentiu no momento.

Resenha em vídeo:

Sim gente, o livro é extremamente pesado, com suas quase 600 páginas. E eu subi com o maior prazer estes dois morrinhos:

2014-09-18 15.52.27 2014-09-18 15.55.23

Título: Retalhos

Autor: Craig Thompson

Editora: Companhia das Letras

Páginas: 592 p.

Anúncios

4 comentários sobre “Resenha – Retalhos

  1. Oi! ^^
    Já li esse HQ, e realmente é muito pesado a história e com uma mensagem no final bem profunda na minha opinião!
    Eu quis fazer na época uma resenha, mas não consegui colocar em palvras tudo que o Livro fala sem colocar Spoiler, então decidi apenas colocar algumas fotos de trechos para incentivar a leitura !
    Queria te parabenizar pela resenha em vídeo, esse é um Livro muito complicado para se falar e Você conseguiu fazer isso !!! 😀
    Beijos e até! ^^
    As: Amanda Mello!

    • Amanda, fiquei muuuito feliz com seu comentário! Obrigada!!
      Me enrolei toda pra falar sobre o livro haha É bem difícil falar sobre ele mesmo…
      Tem uma mensagem profunda e inspiradora 😀
      Beijos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s